playlist Music

domingo, 9 de agosto de 2020

BOBO STENSON TRIO – WAR ORPHANS (ECM Records)


Manfred Eicher começou na ECM Records em 1969. Cinquenta anos depois, em 2019, com cerca de 1500 lançamentos sob seu nome, o solo continua a oferecer música envolvente e inclassificável. E desde então o catálogo é intimista, e as gravações iniciais são mais difíceis de encontrar, assim a ECM periodicamente relança algumas destas joias, etiquetando-os como “Touchstone – NT: marcos”.  

No início de 2019—a marca de meio século da ECM—encontramos um punhado de vinte e cinco anos de lançamentos Touchstone da ECM acertando as ondas de rádio, música de pianista, o trompetista Wadada Leo Smith, o pianista Paul Bley, o mestre do bandoneón Dino Saluzzi, o guitarrista David Torn e mais, incluindo o pianista sueco Bob Stenson, para revisitar “War Orphans”, originalmente lançado em 1998.

“War Orphans” exibe Stenson com seu primeiro grande trio com o baixista Anders Jormin e o baterista Jon Christensen. No tempo deste lançamento, Stenson tem aproximadamente três décadas de gravações sob seu comando. “Underwear (ECM Records) ”, de 1971, foi seu primeiro lançamento como líder. “War Orphans” está onde a visão artística deste pianista veio, ou seja, um foco fino, alguém que tem permanecido aguçado através de “Serenity (2000) ”, “Goodbye (2005) ”, “Cantando (2008)”, “Indicum (2012)” e “Contra La Indecision (2018)” todos pelo selo ECM.

Stenson é um daqueles pianistas de mão cheia para trio (Keith Jarrett, Brad Mehldau, Marc Copland, Kenny Werner) que refinou esta particular arte e a elevou ao novo, aos níveis da eloquência pós Bill Evans, músicos que fizeram sons de beleza em paradas nas faixas com uma música cerebral que tira o seu chapéu a partir da alma tão bem quanto do cérebro.

O trabalho inicia com "Oleo De Mujer Con Sombrero" do cantor / compositor cubano Silvio Rodriquez. Stenson visita Rodriguez frequentemente—"El Mayor" em Serenity, "Olivia" em Cantando e "Canción Contra La Indecision" em Contra La Indecision. Ele interpreta estas canções com seu coração. A canção título e "All My Life" são de um dos seus autores favoritos, Ornette Coleman. O baixista Anders Jormin contribui com duas músicas, e Stenson adiciona uma das suas inéditas. Ele encerra o trabalho com "Melancholia" de Duke Ellington, que não soa Ellingtoniana de todo. Soa, antes, agitado e ansioso, mas bela ao seu modo, conforme o trio desliza para longe da agitação, quando Stenson passa para um sereno solo de piano.

“War Orphans” apresenta Stenson e seu trio em 1998, na elevação dos seus poderes requintados. Com um baterista diferente, Jon Falt, eles continuam no mesmo alto nível de excelência.

Faixas: Oleo De Mujer Con Sombrero; Natt; All My Life; Eleventh Of January; War Orphans; Sediment; Bengali Blue; Melancholia.

Músicos: Bob Stenson: piano; Anders Jormin: baixo; Jon Christensen: bateria

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: