playlist Music

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

LASZLO GARDONY – LA MARSEILLAISE (Sunnyside)


O título do segundo álbum solo consecutivo de Laszlo Gardony, e quarto pela Sunnyside, conduz o mesmo nome do hino nacional francês do século XVII, que chama para a revolução. Embora, a música húngara, que sobreviveu nos Estados Unidos por mais de três décadas, não atua como uma leitura direta desta melodia familiar, e que encontrou seu caminho dentro de dezenas de outras canções (incluindo a abertura dos compassos de “All You Need Is Love” de Beatles), forma a base de “Revolution”, seu arrojado, com um início, marcadamente não marcial, do número em “La Marseillaise”.


Mesmo assim, se as conexões históricas das músicas com a guerra sugerem o conjunto desta gravação, que deve ser inspirada por raiva, sublevação ou descontentamento, sinto, é um alarme falso: La Marseillaise é apenas tão frequentemente pastoral quanto caprichosa. Há mesmo uma reinterpretação de “Misty” de Erroll Garner, firme, uma canção que sugere uma eminente rebelião. Como ele fez em 2017 em “Serious Play”, Gardony tempera variedade e viceja em uma habilidosa navegação de dinâmicas.

A música foi gravada ao vivo no Keys Festival em Berklee, Boston, em 2019, onde Gardony deslizou entre humores e estilos; de “Revolution” ele move-se, sem interrupção, para uma tomada terna e cinemática no standard napolitano, “O Sole Mio”, que, por vezes, move-se para longe do tema central, no limiar do blues. Ele toca neste gênero outra vez em “Quiet Now” de Denny Zeitlin e, mais diretamente, a inédita, que encerra o trabalho, “Bourbon Street Boogie”. Porém, outra vez, ele não se mantém em lugar por muito tempo: A improvisada “Four Notes Given” e “On the Spot” são brilhantes e majestosos exemplos de uma criatividade em movimento em sua forma mais desenvolvida.

Faixas

1. Revolution 05:01        
2. O Sole Mio 05:04        
3. Four Notes Given 04:36           
4. Misty 05:59   
5. Quiet Now 04:50        
6. On The Spot 05:48     
7. Mockingbird 04:22     
8. Bourbon Street Boogie 04:14

Fonte: JEFF TAMARKIN (JazzTimes)


Nenhum comentário: