playlist Music

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

PETROS KLAMPANIS - IRRATIONALITIES (Enja)


Esta delicada, ainda que vigorosa gravação, reflete o desejo do baixista e compositor Petros Klampanis, de acordo com as notas para o disco, evocar “ vivendo em uma imaginária cidade que combina a cultura grega e europeia e a cultura de Nova York ” e criar música “, tendo uma estrutura e, ao mesmo tempo, quebrando a liberdade de uma estrutura, estando aberto, descobrindo vida”. Reunido ao pianista Kristjan Randalu e ao baterista/percussionista Bodek Janke, Klampanis abandona seus amplos temas de seus dois álbuns anteriores para algo mais intimista, e, fazendo isto, os gregos encontram, mesmo, maior profundidade de expressão (se não liberdade de estrutura).

Klampanis adquiriu mais milhagem dos seus arranjos para trio, cuidadosamente construídos, do que muitos músicos realizaram com uma orquestra com 16 componentes. A faixa título é um caso no ponto. Após uma incomum introdução vocal-harmônica, o trio ousadamente entra antes de passar, apenas, para o piano, que estabelece o passo da música e o ritmo, seguido por um breve solo de Klampanis. Piano, baixo e bateria surgem como duendes através de uma tempestade, ao longo de seção composta, então muda para dinâmicas sussurradas mais focadas no solo de Klampanis, um adicional através de um momento composto, piano solo, uma seção rítmica afro-cubana em tom menor, expansão do solo de piano.....você capta a ideia.

Estes densos arranjos repetem-se sem fim, deixando o ouvinte exausto, mas saturado, ao final da gravação. Realiza “Irrationalities- NT: irracionalidades” relembra uma grande cidade, seja na Europa ou Estados Unidos.? Eu não estou seguro. O álbum sente-se mais como uma saudação a uma cidade, mais do que eu conheça. Mais que trabalhadores apressados, acampamentos de sem-teto ou ondas de turistas, “Irrationalities” relembra um relógio suíço trabalhando uma performance no ponto alto, uma deslumbrante, uma coisa multifacetada de beleza.

Faixas: Easy Come Easy Go; Seeing You Behind My Eyes; Temporary Secret III; Irrationality; Thalassa Platia; Temporary Secret II; No Becomes Yes; Blame It On My Youth. (40:09)

Músicos: Petros Klampanis, baixo, vocal, glockenspiel; Kristjan Randalu, piano; Bodek Janke, bateria, percussão.

Fonte: KEN MICALLEF (JazzTimes)

Nenhum comentário: