playlist Music

terça-feira, 22 de setembro de 2020

ETHNIC HERITAGE ENSEMBLE - BE KNOWN (Spiritmuse)

       

The Ethnic Heritage Ensemble, formado pelo percussionista Kahil El’Zabar nos anos 1970, está entre as mais veneráveis carreiras do legado da Association for the Advancement of Creative Musicians de Chicago. A atual formação da Ethnic Heritage apresenta, ao lado de El’Zabar, o trompetista Corey Wilkes, o saxofonista barítono Alex Harding e o cellista Ian Maksin. Seu som é impulsionado, antes que desencorajado, pelo que a história carrega, oferecendo aqui tributos a Roy Hargrove, Pharoah Sanders, o poeta falecido e dramaturgo Ntozake Shange, e Hamiet Bluiett, dentre outros, tão bem quanto um retrabalho de um profundo funk de “Freedom Jazz Dance” de Eddie Harris.

Como um percussionista, El’Zabar entrelaça sem esforço o blues, bebop, hard bop, clássico moderno, free jazz e R&B. Wilkes pode promover os mais difíceis desafios como instrumento de desarmamento, desvirtuando o foco, pensamento mercurial e impecável perspicácia musical, que caracteriza seu toque. Reafirmando, explorando a expressividade emocional do seu instrumento, é alternativamente humorista, trágico, revolucionário e romântico (e, em “Blew It”, o tributo a Bluiett, todas estas e mais) com sua entonação diversificada e ataque fortemente aperfeiçoado. Maksin suinga com ímpeto clássico, mas ele pode também trazer um sentimento de quase imponente serenidade, pontuado, como necessário, para a agressividade que serve com ímpeto e incitação para modelo multifacetado de El’Zabar na percussão e armações.

El’Zabar também atua como vocalista e letrista, e é aqui que a coisa fica problemática. Seu conceito de letrista pode ser enjoativo, seu vocal é, às vezes, tenso e seu grunhido, arfar, resmungo e canto durante outros solos está distraindo no melhor e incomodando no pior. No entanto, após mais de 40 anos no comando da banda, ele obteve o direito de adicionar sua voz para aqueles antecessores cujos espíritos ele e seus colegas continuam a homenagear e ajudar a manter vivo.

Faixas

1.N2 Deep (para Randy Weston, Jerry Gonzalez, Cecil Taylor) 05:36       

2.Freedom Jazz Dance 05:14      

3.Little Sunflower (para Roy Hargrove) 06:59     

4.Be Known 03:47           

5.Black is Back 09:59 vídeo

6.Blew It (para Hamiet Bluiett) 08:00     

7.Wish I Knew (do filme 'Be Known') 02:47         

8.Pharoah 07:11              

9.Lost in myself (Live at the Loving Cup) 12:30   

10.Ntozake (para Ntozake Shange) 02:02            

11.Little Sunflower / Percussion (para Freddie Hubbard) 08:18  

12.Oof (Live at the Loving Cup) 16:33

Músicos: Alex Harding (Saxofone Barítono); Ian Maksin (Cello); Corey Wilkes (Trompete, Percussão); Kahil El'Zabar (Voz, Percussão).

Fonte: DAVID WHITEIS (JazzTimes)


Nenhum comentário: