playlist Music

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

JC SANFORD QUARTET – KERATOCONUS (Shifting Paradigm)

 

A faixa título de “Keratoconus” atinge o solo correndo. Denominação de uma doença crônica do olho que o líder/trombonista, JC Sanford, sofre, a peça de 93 segundos combina um acompanhamento com tensa melodia no trombone. Sanford tem uma entonação suja como característica e o guitarrsita Zacc Harris impulsiona alguns efeitos ao ponto de se aproximar de um modulador de campainha. Porém, a manifesta agressão encerra com esta canção, seguida por humores que vão desde o suntuoso ao humorado, com resultados variados.

Sanford que estudou com Bob Brookmeyer e trabalhou em Nova York em projetos com John Hollenbeck e seu próprio grupo, o Triocracy e a JC Sanford Orchestra, formou o quarteto após passar a residir no Estado de Minnesota em 2016. O conjunto do irmão de Chris e JT Bates conduzem o baixo e a bateria, respectivamente. O arco de Chris inicia a exibição na balada “Umm, Yeah”, sob uma escolha clara de Harris. Uma versão de “All the Things You Are”, astutamente, dispensa o tema, preferindo focar no presente de uma melodia espontânea do líder.  

Com tal unidade coesa, é desapontador que “JT Rex” fique assim, aproximadamente, em seu para-arranca melodia, pontuada pelo preenchimento comum da bateria.  A coda surpresa desta canção empodera acordes e aponta para a sagacidade de Sanford, que alimenta poucas faixas. “Bates Brothers Boy Band” entulha uma batida disco contra uma melodia “errada”, que se desprende mais simplesmente. “Selfish Shellfish” é irritantemente repetitiva. A coda falada revela como o título modelou o ritmo da música, não sendo mérito a espera. O quarteto soa melhor em “Robins in Snow”, outra configuração de uma forte balada, e “Zaccfarben”, na qual o guitarrista Harris traz à mente Frisell e o sentimento estabelece um pequeno rubato.

Faixas: Keratoconus; Umm, Yeah! ; Bates Brothers Boy Band; Robins In Snow; JT Rex; All The Things You Are; Zaccfarben; Selfish Shellfish.

Músicos: JC Sanford: trombone; Zacc Harris: guitarra; Chris Bates: baixo; JT Bates: bateria.

Fonte: MIKE SHANLEY (JazzTimes)


Nenhum comentário: