playlist Music

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

NORAH JONES - BEGIN AGAIN (Blue Note)


Riqueza e fama podem ser destrutivas. Atletas e celebridades que se tornam grandes, quando jovens, frequentemente impactam e ardem. Norah Jones é uma exceção. Ela tinha 23 anos quando a Blue Note lançou sua estreia, “Come Away With Me”, em 2002. Ela ganhou uma braçada de Grammys, em 2005, e lançou 10 milhões de cópias nos Estados Unidos. Nos anos seguintes, nos quais a sua carreira estratosférica foi lançada, Jones permaneceu focada na sua capacidade artística, em vez de ser uma celebridade. Ela veio a ser uma impetuosa colaboradora e uma cuidadosa guia da sua carreira, não correndo para colocar um “produto” como uma líder. E Jones exibiu uma expansiva curiosidade na troca de colaboradores, conforme ela estava ajudando na formação das bandas The Little Willies e mais tarde Puss N Boots, ou trabalhando com Willie Nelson, Dolly Parton, Green Day, com o compositor Billie Joe Armstrong, com o produtor Brian “Danger Mouse” Burton, com o organista Dr. Lonnie Smith ou com a citarista Anoushka Shankar (que é sua meio irmã). Para fãs que continuaram com Jones, esta jornada tem sido intrigante.

Em seu novo encontro como líder, “Begin Again”, compila sete faixas, a maioria das quais ela já lançou. Como Esperanza Spalding, a inquietação artística de Jones parece entrelaçada, evitando os caminhos tradicionais que os álbuns têm relacionado, acondicionado e impulsionado. Seus colaboradores neste trabalho incluem Wilco, o vocalista Jeff Tweedy, o tecladista Thomas Bartlett e o baterista Brian Blade. “My Heart Is Full” emparelha com o piano de Bartlett, teclados e sintetizador com camadas vocais de Jones através da memorável criação em estúdio sobressalente, ainda que assombrosa. “Begin Again” é mais roqueira com letras exuberantes: “Pode uma nação construída em sangue encontrar sua saída da lama? / A vontade do povo no topo, desgarrado dos seus caminhos, é bastante para parar? / Nós podemos começar outra vez?”

Jones—tocando piano, celesta e guitarra acústica— busca uma vibração de música típica Americana com o coautor, Tweedy, em “A Song With No Name”. Outra canção composta com Tweedy, “Wintertime”, atrairá fãs do álbum de Jones de 2004, “Feels Like Home (Blue Note)”. Em “Just A Little Bit” (gravado e mixado por Patrick Dillett), o vocal nostálgico de Jones e insistentes acompanhamentos improvisados do piano são incrementados pelo comovente trabalho do trompete de Dave Guy. Em toda parte, o encantador “Begin Again” não é uma grande declaração; é um documento de uma artista que está vendo para onde o vento está apontando.

Faixas

1 My Heart Is Full (Thomas Bartlett / Norah Jones) 03:06
2 Begin Again (Emily Fiskio / Norah Jones) 03:49
3 It Was You (Norah Jones) 05:30
4 A Song With No Name (Norah Jones / Jeff Tweedy) 04:03
5 Uh Oh (Thomas Bartlett / Norah Jones) 03:37
6 Wintertime (Norah Jones / Jeff Tweedy) 03:48
7 Just a Little Bit (Brian Blade / Norah Jones / Sarah Oda / Christopher Thomas) 05:02

Fonte: Bobby Reed (DownBeat)

Nenhum comentário: