playlist Music

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

PETER BEETS – OUR LOVE IS HERE TO STAY: GERSHWIN REIMAGINED (MBJ)

Logicamente, a aparição de um álbum focado nas canções de George Gershwin não deveria surpreender ninguém. Porém, em nossa corrente da cultura do jazz, que prioriza composições inéditas, tributos como “Our Love Is Here to Stay” não são norma. No momento atual, mesmo instrumentistas que não pode escrever um sentimento é obrigado a tocar seu próprio material.

Peter Beets é um pianista estabelecido em seu país natal, a Holanda. Seu trabalho aparece em selos holandeses, mas como muitos europeus, ele frequentemente grava nos Estados Unidos com músicos norte-americanos. Este álbum foi gravado próximo a Washington, D.C. com dois competentes músicos locais, o baixista Tom Baldwin e o baterista Eric Kennedy.

O subtítulo “Gershwin Reimagined” é um exagero. Beets oferece algumas perspectivas pessoais nestas canções, harmônica e metricamente, mas ela as deixa intactas. Ele não faz muito para transformá-las, tanto quanto as celebra. Ele tem impecável proficiência, que lhe possibilita soar relaxado e sem pressa, mesmo em tempos muito rápidos, como em “’S Wonderful” e “Lady Be Good!”

Embora suas interpretações de Gershwin possam conter matizes latinos e clássicos e mesmo os deslocamentos do estilo do Monk (“Embraceable You”), sua primordial direção é, no fundo, o meio. As ideias com a qual ele decora estas peças são inteligentes e todas familiares. O que Beets faz melhor é suingar e comunicar prazer. Baladas não são os seus pontos mais amáveis. “I Loves You, Porgy”, que é um pretexto doloroso, esta estranha canção de amor, é submetida a muitos dos seus favoritos dispositivos para embelezamento. Passa a ser meramente melodiosa e bela.

Porém, se este projeto de Gershwin não é um álbum importante, é entretenimento de alto nível. É especialmente bem-vindo ao ambiente do jazz, onde sofisticados encontros contemporâneos com grande repertório clássico não são amplamente disponibilizados. Beets permanece na superfície destas canções, mas elas são elegantes e charmosas. É difícil ouvir esta gravação sem sorrir.

Faixas

1 Our Love Is Here To Stay 05:58

2 I Loves You, Porgy 07:19

3 Embraceable You 03:10

4 ‘S Wonderful 03:38

5 I’ve Got A Crush On You 05:00

6 Summertime 04:35

7 How Long Has This Been Going On? 05:36

8 They Can’t Take That Away From Me 05:53

9 Lady, Be Good! 06:20

 

Fonte: THOMAS CONRAD (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: