playlist Music

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

RODNEY WHITAKER – ALL TOO SOON : THE MUSIC OF DUKE ELLINGTON (Origin)

Esta espirituosa brincadeira executada pelos profissionais de alto nível do jazz através da música de Duke Ellington e Billy Strayhorn é tardia. Embora, muitos pagam tributo dos seus gênios gêmeos, seus pares parecem quase esquecidos na cultura popular. Nenhum massivo relançamento em campanhas de vinil por selos maiores, nenhum atrevido documentário, nenhuma edição limitada pela Record Store Day.

O baixista e educador Rodney Whitaker estudou o clássico trabalho de Ellington e Strayhorn desde que ele foi membro da Lincoln Center Jazz Orchestra (1994—2002), onde espirituosas interações com Wynton Marsalis o dirigiu a maiores profundidades na música. “All Too Soon”, a segunda parte de um projeto com cinco CDs, encontra Whitaker contando com um sexteto estelar e uma vocalista Rockelle Fortin homenageando esta música inestimável.

“Cotton Tail” inicia a gravação, com o baterista Karriem Riggins escaldando com assaltos para a frente, antes do trompetista Brian Lynch, do saxofonista tenor Diego Rivera e do trombonista Michael Dease assumirem suas jornadas solo. Os instrumentistas respeitam a tradição, enquanto vivem o aqui e o agora. O pianista Richard Roe toca notas suaves liderando “All Too Soon”, melodia e letras recitadas por Fortin. “Take the A Train” encontra Whitaker em seu melhor modo Blanton/Pettiford, tocando um solo evocativo, seguido (finalmente) por adicionais bombas de Riggins. Furtiva e doce, “Just Squeeze Me” é  a perfeita moderação suingante, impulsionada pela recitação suave da melodia por parte de Whitaker.

Ao longo de “All Too Soon”, Whitaker traz uma benvinda e respeitosa homenagem a Ellington e Strayhorn. Deve inflamar novos interesses e adicionais tributos ao distinto duo.

Faixas

1 Cotton Tail 4:17                           

2 All Too Soon 3:42                        

3 Take the a Train 5:28                 

4 Just Squeeze Me 7:01               

5 Mood Indigo 6:12                        

6 It Don't Mean a Thing 4:37                      

7 Harlem Air Shaft 4:23                

8 Do Nothing Till You Hear from Me 4:30                             

9 Perdido 7:00                  

10 Azure 4:51                   

11 Come Sunday 6:14                   

12 Caravan 5:08               

 Fonte: KEN MICALLEF (JazzTimes)


Nenhum comentário: