playlist Music

domingo, 20 de setembro de 2020

WADADA LEO SMITH / SABU TOYOZUMI – BURNING MEDITATION (NoBusiness Records)


Conceito japonês de ma—uma celebração de espaço entre coisas—é algo para o qual o trompetista Wadada Leo Smith pode prontamente subscrever. Espaço e silêncio tão importantes quanto o som em sua concepção. O peso dado para pausas entre frases destaca-se nesta gravação ao vivo em 1994 com o baterista japonês Sabu Toyozumi, que forma outra parcela premiada na série de Chap Chap de gravações de arquivo do Japão, que vê a luz do dia graças ao licenciamento da impressão no selo lituano Nobusiness.

A afinidade de Smith com bateristas é bem conhecida, manifesta através de uma sequência de duetos para todos os gostos, de Gunter Sommer, Jack DeJohnette, Adam Rudolph a Louis Moholo-Moholo. Aparentemente, a primeira foi a sua sessão em 1986 com Ed Blackwell documentada em “The Blue Mountain Sun's Drummer (Kabell, 2010) ”, mas “Burning Meditation” é um dos mais antigos e altamente classificado. Como Smith, Toyozumi é similarmente muito utilizado após passar um ano em Chicago, vindo a ser o único não americano membro da AACM no processo. Talvez, não surpreendente, eles partilham tal perspectiva simpática.

O padrasto de Smith foi um bluesman do Delta, e este espírito nunca foi distante do seu toque mesmo dentro de esferas mais exploratórias. O lirismo mundano de Smith permeia o diálogo aberto de "Creative Music 1 -Red Mountain Garden, Wild Irises And Glacier Lines", estimulado pelos sobressalentes ribombos e estampidos de Toyozumi. O baterista serve a um parceiro igual. Ele efetua mudanças em direção de passagens dinâmicas tanto quase como Smith, evidentes em "Voices -Agano River Flow", onde sua configuração assertiva rítmica energiza o trompetista.

Smith, brevemente, varia a textura com a coloração na flauta e koto. Ele também canta e toca com som metálico com o polegar no piano em "There Are Human Rights Blues", uma peça reminiscente de "Don't You Remember" de “Kulture Jazz (ECM, 1992) ”, sensivelmente suportada pelo baterista. Quando ele deseja, Toyozumi possui mais do sentimento do jazz do que muitos dos bateristas japoneses do free, talvez como uma consequência da sua experiência, e este encontro de mestres é chave para o sucesso desta performance.

Faixas: Creative Music 1 - Red Mountain Garden, Wild Irises And Glacier Lines; Burning Meditation - Uprising; Voices - Agano River Flow; Don Cherry, A Silver Flute Song; There Are Human Rights Blues; Stars, Lightning Bugs And Chrysanthemum Flowers.

Músicos: Wadada Leo Smith: trompete, koto, flauta de bambú, percussão; Sabu Toyozumi: bateria.

Fonte : JOHN SHARPE (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: