playlist Music

domingo, 4 de outubro de 2020

CORY WEEDS QUINTET – LIVE AT FRANKIE´S JAZZ CLUB (Cellar Live)


Sim, este é o saxofonista/mestre que sustenta o quinteto de Cory Weeds, o ano é 2018, e o grupo está se colocando acima de dúvida em “Live at Frankie's Jazz Club” em Vancouver, British Columbia. Porém, feche os olhos, abra seus ouvidos e, sem rodeio, capte uma recriação de uma sessão histórica fundamental do hard-bop da Blue Note / Prestige dos anos 1950-60. De fato, sublinha o ponto, o pianista do quinteto é o venerável Harold Mabern (NT: Falecido em 19 de setembro de 2019), que atuou e gravou com gigantes como Lee Morgan, Jackie McLean, Freddie Hubbard, Tina Brooks e é um dos mestres celebrados de uma idade gloriosa, que não retornará, mas cujo legado resta seguro nas mãos fervorosas de Weeds e na destreza de seus companheiros de banda.

O concerto animado mantém-se em assertiva nota com a marcha de Morgan, "Bluesanova" (introduzida pelo ressonante baixo de Michael Glynn) e segue através da lírica "Mood Malody" de Mal Waldron antes de mergulhar nas composições inéditas de Brooks, McLean, Walter Davis Jr. e do suíço altoísta, George Robert. Três quartos do tempo de Davis em "Formidable" é um dos diversos pontos de destaque com a banda em sintonia com solos embasados, perceptivamente, por parte de Weeds, Terell Stafford e Glynn.

O livre fluir de Brooks em "Up Tight's Creek", que segue, oferece mais do mesmo com o trompete ágil de Stafford avivando a paisagem, Weeds em forma de primeira classe e Glynn adicionando outra declaração reflexiva. O saudoso McLean tem sua alta velocidade ouvida em "Consequence", e que serve para cobrir o anoitecer no solar toque caribenho em "Tolypso" e "The Three Minors", cujo tempo irrepreensível e toques bop compendia o tempo no qual foi escrito. Weeds, Stafford e Mabern estão em forma superior outra vez, e o baterista Julian MacDonough adiciona outro solo seguro em "Consequence". Robert (antigo mentor de Weeds, que faleceu em 2016) compôs a balada, "Fabienne" na qual Weeds é ressaltado, Brooks compôs a suave, com toque latino, "Gypsy Blue", na qual Stafford, Weeds e Mabern estão no seu melhor autocontrole e lirismo.

Embora tire seu chapéu ao passado, Weeds e seus talentosos colegas provam, conclusivamente, que a música deste calibre é essencialmente sem tempo. Um concerto superior em cada relevância, algo que deveria alegrar os corações daquilo que vem à mente com afeto de uma curta, mas incomparável era do   hard-bop.

Faixas: Bluesanova; Mood Malody; Gypsy Blue; Consequence; Fabienne; Formidable; Up Tight’s Creek; Tolypso; The Three Minors.

Músicos: Cory Weed: saxofone alto; Terell Stafford: trompete; Harold Mabern: piano; Michael Glynn: baixo; Julian Macdonough: bateria.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: