playlist Music

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

DAVE ZINNO UNISPHERE – STORIES TOLD (Whaling City Sound)

 Quando você chega ao fundo, há poucas coisas tão essenciais para o jazz como um sólido balanço. Virtuosismo é ótimo, sem dúvida, e é duro ser grande se a centelha da originalidade não incendeia abaixo de cada solo, porém mesmo um grupo médio pode arrasar se eles estão profundamente comprometidos.

“Stories Told” é o segundo álbum do baixista Dave Zinno após “Unisphere”, um projeto que veio três anos atrás, enquanto Zinno e o saxofonista Mike Tucker estavam no Rio de Janeiro. Embora, haja um forte sabor brasileiro em sua música, seria, simplificando em demasia, descrevê-la como samba jazz; em vez disto, o quinteto adota uma abordagem fusion para sua música, felizmente passando para o suingue ou cadências do jazz-rock quando a música requer. Independentemente da escolha, ainda que o balanço seja consistente e fortemente dançante, impulsionando os solos e emprestando um senso de urgência rítmica.

Zinno merece um bom pedaço do crédito para isto, com sua linha do baixo emprestando agressividade quando passeia, e providenciando sólida âncora, quando trabalhando um modelo de samba. Porém, ele é apenas uma parte da equação, como o baterista Rafael Barata rotineiramente turbinado pela pulsação de Zinno, habilmente usando acentuações dos pratos e trabalho do tambor dentro da escola do samba para incrementar a batida sem superlotá-la. O pianista Tim Ray, habilmente, trabalha o espaço entre os dois, mas é Tucker que genuinamente energiza o toque, se trabalhando com algo mais solto como a batida impulsionada em “Backup” ou como uma espertamente arranjada na tomada latina em “Michelle” dos Beatles.

Faixas

1 Neurótico 6:02             

2 Larrytown 7:27             

3 The Opener 7:31          

4 Michelle 7:20

5 Requiem 6:20

6 Tá 6:12             

7 Seventh Hour 10:08    

8 Backup 6:47   

9 Triste 8:38      

 Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: