playlist Music

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

GARY VERSACE - ALL FOR NOW (SteepleChase)

“The Man I Love” de Gershwin é um standard relativamente multifacetado, uma espécie de canção que pode ser arrumada em quase qualquer estilo e ainda conservar seu essencial anseio. Exceto aqui. Duas faixas em “All For Now”, o pianista Gary Versace não apenas reformula a canção como algo empenado na mistura de New Orleans, suavemente cutucada ao lado do baixo de Jay Anderson e o passeio no fragor dos pratos de Obed Calvaire, mas ele endiabradamente veste, por segundos, a melodia em estilo Monkiano. Assim, onde nós usualmente agarramos a tocha do blues, o líder nos dá um cominchão dissonante sobre um balanço fora de ordem. É quase como ouvir uma canção nova.

Versace também toca em torno da harmonia em “Good Morning Heartache”, trabalhando bastante, astutamente, a dissonância dentro de uma seção em Si para minar o suporte da melodia. Porém, “All For Now” é menos sobre oscilante caminho sobre o qual nós pensamos sobre standards do que sobre Versace articulando sua abordagem para o piano no jazz. Embora, ele tenha gravado como acompanhante no piano, a maior parte das sessões como líder tem estado no órgão B-3. E enquanto estes álbuns têm dado sua ampla oportunidade para exibir seu engenho harmônico (“Organic-Lee”, com Lee Konitz, é algo especialmente fino, que merece consideração), “All For Now” realiza um sólido caso em torno de um inventivo instrumentista, que ele é.

Alcança, por instante, “Two Peas”. Em vez da usual melodia/harmonia/hierarquia rítmica, Versace tem o trio tocando em contraponto, e suas frases deslizando, atraídas de outros, enquanto mantem a música fora de equilíbrio. Da mesma forma, o espaçoso “Favorite Places (Room 448)” parece mais uma conversação do que uma composição, mudando o humor e ritmo, seguem juntos, com a manutenção do controle das dinâmicas de Versace, mantendo o toque focado e dirigido.

Faixas: Anchors; The Man I Love; Good Morning Heartache; Favorite Places (Room 448); Ours; Two Peas; Backs And All; Celia; Child’s Song. (62:17)

Músicos: Gary Versace, piano; Jay Anderson, baixo; Obed Calvaire, bateria.

Fonte: J.D. Considine (DownBeat)  

Nenhum comentário: