playlist Music

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

ROXY COSS - QUINTET (Outside In)

 Uma rápida leitura atenta dos títulos da música do último lançamento de Roxy Coss dá a impressão que ela criou um álbum conceitual, iniciando com “Don’t Cross the Coss”, “Mr. President”, “Free to Be” e encerrando com “Females Are Strong as Hell”. Enquanto o último título é claramente destinado a colocar uma mensagem lá, a saxofonista tenor tem um tema com abrangência diferente em mente para o conjunto do lançamento. Todas, exceto uma, as faixas apareceram em seus quatro álbuns anteriores. Para “Quintet”, ela as regravou, e, simultaneamente, lançou um vídeo para cada performance. Embora, as versões originais tenham sido lançadas menos que 10 anos atrás, este trabalho oferece uma oportunidade para atualizar seu trabalho.

Coss, que se alterna entre o tenor e o soprano ao longo do álbum, toca com clareza, com uma entonação direta, criando ricas linhas meditativas. Em “Don’t Cross the Coss”, o tema rápido e o solo que segue evocam um híbrido fluxo de melodias de Warne Marsh e a habilidade de Hank Mobley com ideias completamente desenvolvidas em um refrão. Em “All or Nothing at All”, a única música nova no álbum, Miki Yamanaka (passando do piano acústico para o elétrico), Rick Rosato (baixo) e Jimmy Macbride (bateria) impulsionam coisas dentro de territórios mais angulares, inspirando Coss (no soprano) e o guitarrista Alex Wintz para impulsionar além das armadilhas padrões. A seções múltiplas e as passagens do tempo em tom menor em “Mr. President” dá-lhe premência, começando com uma forte mistura das vozes do sax tenor/guitarra.

Enquanto Coss possui a técnica para baladas, “Enlightenment” poderia ter se movido para muito além, com entonações lânguidas para um maior impacto. Porém, sua completa abrangência exibe-se na rápida “Females Are Strong as Hell”, onde seus lamentos tornam-se livres até o fim. Momentos como este, adicionada como pontuação para seus solos, deixam a mais forte impressão e aponta para a variedade do seu estilo.

Faixas : Dont Cross The Coss; All Or Nothing At All; Mr. President; Free to Be; You're There; Enlightenment; Breaking Point; Females Are Strong As Hell

Músicos : Roxy Coss- saxofones tenor & soprano; Miki Yamanaka- piano; Alex Wintz- guitarra; Rick Rosato- baixo; Jimmy Macbride- bateria

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ki25jhJKKFI

Fonte: MIKE SHANLEY (JazzTimes)

Nenhum comentário: