playlist Music

terça-feira, 13 de outubro de 2020

RUSSELL MALONE – TIME FOR THE DANCERS (HighNote Records)

Circundado por cinco nascentes bailarinas, o guitarrista Russell Malone está retratado na capa de seu último lançamento em performance na academia de artes em New Jersey. Se, por alguma estranha razão, a foto não produz um sorriso, as possibilidades estão no álbum com a mistura habilidosa de blues, suíngue, soul e funk.

Por poucos exemplos fundamentais há uma subestimada capacidade artística de Malone em cada performance do quarteto, apresentando o pianista Rick Germanson, o baixista Luke Sellick e o baterista Willie Jones III, expondo três composições inéditas coletadas aqui. “The Ballad of Hank Crawford”, imediatamente, evoca, entre outras coisas, as afinidades sulistas do saxofonista, por extensão, às ligas dos arranjos de Ray Charles embasados em Nashville. Outrossim, “Pocket Watch”, inspirado em Ray Brown, relembra o atrativo e renomado baixista com pulsação vagarosa. “Leave It to Lonnie”, por outro lado, providencia um contraste astutamente percussivo. Encontra Malone e companhia em seu melhor dinamismo, conduzido por um arranjo provocador do baixo em ostinato, que apimentou um deslocamento rítmico, com acordes funkeados e acompanhamentos improvisados na base do chamado e resposta e deslizando em duplas paradas.

Quando Malone brevemente vai sozinho, ele é particularmente eloquente, manualmente em um interlúdio na interpretação de “And So It Goes” de Billy Joel. Aparentemente uma interação sem esforço, ainda que seja a virtude brilhante do álbum. É evidente, mesmo quando o quarteto inesperadamente serve à mesa um balanço brasileiro, “Theme From ‘Chico and the Man’” de José Feliciano. O fechamento de “Time for the Dancers” é a bem conhecida composição de Malone, a elegíaca “Flowers for Emmett Till”, modernamente arranjada (e agudamente acentuada) pelo quarteto.

Faixas: Time for the Dancers; Leave It to Lonnie; The Ballad of Hank Crawford; There’ll Be Another Spring; Pocket Watch; Theme from “Chico and the Man”; And So It Goes; Little B’s Poem; Flowers for Emmett Till.

Músicos: Russell Malone: guitarra; Rick Germanson: piano; Luke Sellick: baixo; Willie Jones III: bateria.

Fonte: Mike Joyce (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: