playlist Music

sábado, 24 de outubro de 2020

TERRAZA BIG BAND - ONE DAY WONDER (Outside In)

Terraza é um pouco de anomalia, uma banda de compositores que não ostenta o nome dos principais deles. Em vez disto, o grupo adota o apelido do Terraza 7, a casa noturna do Queens que tem sido a casa deles desde que eles se reuniram, em 2015, através do saxofonista Michael Thomas e do baixista Edward Perez, para interpretar a música que cada um deles tinha composto.

Eles reuniram uma banda impressionante para dar vida a estas músicas —os saxofonistas Roman Filiú e Troy Roberts, os trompetistas Alex Norris e Josh Deutsch, o trombonista John Fedchock e o pianista Luis Perdomo, dentre outros—mas a composição continua a ser a grande atração. Os arranjos são ambiciosos e coloridos, ostentando amplitude meio sinfônica encontrada em muitos estudantes da escola de Gil Evans/Bob Brookmeyer, mas com propulsão latina, e não apenas na manutenção do tempo, mas também na forma da banda abordar a melodia.

O arranjo de Thomas para “One Day Wonder” de Roberts é um caso em questão. Após uma luxuriante declaração harmonizada em lá, o arranjo constrói camadas de contramelodias ao redor, como um refrão em si, transformando este estribilho dentro de algo mais como uma clave, servindo como uma coluna para o restante do que a Terraza Big Band está tocando. A música de Roberts é expansiva e transformadora.

Algumas faixas são mais picantemente latinas, como “Me Lo Dijo Mi Primo” de Perez, com tempero cubano, enquanto o sabor é mais ameno em outras. Seja como for, as composições impressionam. As linhas intricadamente entrelaçadas em “Zed” de Thomas, por instante, são belamente balançadas, então a banda, ocasionalmente, soa maior do que realmente é (o crédito é da maestrina Miho Hazama por alguma desta clareza). Tomada em seu conjunto, “One Day Wonder” é uma espécie de estreia, que faz os fãs de orquestras não só ter conhecimento, mas ansiar por mais.

Faixas : Zed; A New Leaf; One Day Wonder; Without Doubt; Pasar el Tiempo, Aunque Fugaz, Contigo; Flights of Angels; Longing; Me Lo Dijo Mi Primo; Think Tank.

Músicos : Sam Hoyt, Alex Norris, David Neves, Josh Deutsch: trompetes; John Fedchock, Matt McDonald, Nick Vayenas, Jennifer Wharton: trombones; Michael Thomas, Roman Filiu, Troy Roberts, Lucas Pino, Andy Gutauskas: saxofones; Luis Perdomo: piano; Alex Wintz: guitarra; Edward Perez: baixo; Jimmy Macbride: bateria; Samuel Torres: percussão; Miho Hazama: maestrina.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=UQIo0p7rHso

Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: