playlist Music

terça-feira, 6 de outubro de 2020

YOTAM SILBERSTEIN – FUTURE MEMORIES (Jazz & People)

 

Músicos de jazz israelenses—de Omer Avital e Anat Cohen a Gilad Hekselman e Anat Fort—têm algo especial. Nem todos referenciam a música folclórica de sua terra natal, mas quando “a casa é onde o coração está”, o sentimento está presente, é incontestável. E funciona em diferentes níveis com diferentes músicos. O toque da guitarra de Hekselman é pleno de luz ofuscante, ritmos certeiros e melodias mágicas. Outro guitarrista israelense, Yotam Silberstein, parece mais voltado para o interior, sua entonação melancólica e suntuosa, sua música atinge através da paixão e intimismo, mas estabelece uma certa distância. A emotividade de Silberstein é temperada por uma gravidade que dá à música um tremendo peso, como seu inato talento, que queima através de cada compasso.

Apresentando John Patitucci (baixo), Glenn Zaleski (piano), Daniel Dor (bateria) e Vitor Gonçalves (piano), uma simplificada “Future Memories” de Silberstein te captura pelo coração e nunca solta. O líder parece usar mais que uma guitarra, e isto contrasta com a ampliação do humor e de seus solos. “Night Walk” é apenas isto, um agradável passeio noturno construído em uma percussão suave afro-cubana e dinâmica matizada de Patitucci. O espírito de Pat Metheny em torno de “Letter from Home” de 1989 informa “Capricho de Donga” uma melodia serpentiforme transladada por cada instrumento, tocados em uníssono sobre um ritmo efervescente. “A Picture of Yafo” também relembra Metheny (ou é Lyle Mays?), uma estrutura sinuosa na canção orientada pelo teclado e sensibilidade ansiosa puxando células da memória. Uma verdade poliglota com um perfil audaz estabelecido, Silberstein está em uma jornada a ser observada.

Faixas: Future Memories; Matcha; Wind On The Lake; Impedimento; Intro To Night Walk; Night Walk; Capricho De Donga; A Picture Of Yafo; Capricho De Espanha; Choro Negro

Músicos: Yotam Silberstein: guitarra, vocal, percussão; Vitor Gonçalves: piano, acordeón, teclado, percussão (1, 4, 7, 8, 10); Glenn Zaleski: piano, Fender Rhodes (2, 3, 6, 9); John Patitucci: baixo; Daniel Dor: bateria, percussão.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Rv1HEhoUp8U

Fonte: KEN MICALLEF (JazzTimes)


Nenhum comentário: