playlist Music

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

GARY SMULYAN - OUR CONTRAFACTS (SteepleChase)

A última vez que Gary Smulyan liderou um trio em um trabalho de contrafatos (o nome para novas melodias construídas em progressões de acordes de composições bem conhecidas), o mestre do saxofone barítono atraiu peças compostas 60 anos atrás ou mais. Assim surgiu “Alternative Contrafacts” de 2018. Desta vez, Smulyan traz outra vez o baixista David Wong e o baterista Rodney Green, mas todas as músicas são novas e compostas pelos instrumentistas do disco. É uma estimulante excursão de música com sentimento familiar aberto com temas criativos e toque uniformemente soberbo.     

A mais divertida criação, bastante apropriada, é a espertamente denominada “Tritonious Monk” de Smulyan sobre “I Got Rhythm” mudada para um tempo ¾. O impulso espiralado é seguido pelo solo marcadamente fluente de Wong, uma das muitas ocasiões reveladoras de um sincronismo musical impressionante entre o baixista e o baterista. O líder também contribui com “Miles Tones”, um aceno a “Milestones” de Miles de 1947, enfeitada por um dos mais ambiciosos saxofonistas, com giros ágeis no solo. “Homebody”, inspirado por “You’d Be So Nice to Come Home To” e apresentando o veloz trabalho do arco de Wong; uma estaladiça blueseira “Sourpuss”, construída sobre “Sweet and Lovely” e duas outras faixas.

“Quarter Blues” de Green, a abertura, oferece uma cativante melodia sobre um balanço filtrado e um amplo solo de baixo. Ele também contribui com a bossa animada, “It Happens”, baseada em “Watch What Happens” de Michel Legrand. A sinuosa “How Deep” de Wong é construída sobre “How Deep Is the Ocean” e a balada “What’s Her Name” apresenta uma deslumbrante introdução solo do baixista, toma sugestões a partir de “My Old Flame”. A música ao longo do trabalho beneficia-se de uma abertura com sentimento arejado e ausência de instrumentos de cordas deixa os ouvintes saborearem a grande e corajosa entonação e improvisações ágeis de Smulyan. Um real tratamento.

Faixas:

1 QUARTER BLUES (Rodney Green) 8:39

2 DRINK UP (Gary Smulyan) 6:10

3 HOMEBODY (Gary Smulyan) 7:41

4 IT HAPPENS (Rodney Green) 5:43

5 MILES TONES (Gary Smulyan) 7:30

6 GOOD RIDDANCE (Gary Smulyan) 8:11

7 HOW DEEP (David Wong) 4:55

8 TRITONIOUS MONK (Gary Smulyan) 6:47

9 WHAT’S HER NAME (David Wong) 4:20

10 SOURPUSS (Gary Smulyan) 6:24

Músicos: Gary Smulyan – saxofone barítono; David Wong – baixo; Rodney Green – bateria.

Fonte: PHILIP BOOTH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: