playlist Music

terça-feira, 10 de novembro de 2020

JOSH JOHNSON - FREEDOM EXERCISE (Northern Spy)

Oito anos como residente em Los Angeles não tomou qualquer vibração de Chicago do flautista/saxofonista/tecladista Josh Johnson, caso você associe esta vibração com o experimental nu-jazz ou com a velha escola do blues e soul. Assumindo diferentes papéis instrumentais emotivos (sax alto, clarinete, flauta, Mellotron) através de vários álbuns para Tortoise do guitarrista Jeff Parker, Johnson tem sido o líder do Texas R&B do cantor Leon Bridges e como um jovial saxofonista do melhor postbop do trompetista Marquis Hill. “Freedom Exercise”, sua estreia como líder, demonstra que, como seus heróis Wayne Shorter e Herbie Hancock, ele entende como criar espaço no meio da desordem, serenidade dentro da desordem e sons com assinatura duradoura.

Primeiro e mais importante, Johnson é um compositor intrigante, com um senso de diversão, exceto em seus momentos mais melancólicos. O que se aproxima, melancolicamente, do vibrante blip-hop de “Return Recoil” revela-se mais brilhante e mais fresco, então se torna funk em “New July” e “False Choice”. Adicione-se, Johnson e companhia mantêm as faixas firmes, exceto duas músicas que estão abaixo de cinco minutos.

Iniciando com as cordas vacilantes “Nerf Day”, Johnson realiza tríplice tarefa, dobrando seu suave som do sax, enquanto adiciona uma ambiência áspera e artificial aos procedimentos da bateria. Os ritmos crescem de forma tensa e seu teclado sequenciado mais frenético no ataque com estilo de King Crimson em “856”, antes de passarmos para “Western Ave” e seu blues cintilantemente cinemático. O baterista Aaron Steele e o baixista Anna Butterss se inclinam atrás de Johnson em grande parte de “Freedom Exercise”. O líder que realça a verdade é o guitarrista Gregory Uhlmann. Se na hipnótica “Love Supreme”, como em “Bowed”, na suave e pegajosa “Punk”, ou na tranquila e alegre, no esquema de Nino Rota, “Simple Song”, o rei do dedilhado da guitarra e o suavemente ebuliente saxofonista sobe e desce, tece, lamenta e foca em cada leitura de outra linha intricada em amigável passo à frente.

Faixas

1.Nerf Day 04:45

2.856 02:09

3.Western Ave 05:21

4.Bowed 03:33

5.Eclipsing 03:32

6.New July 02:20

7.False Choice 04:54

8.Punk 02:28

9.Simple Song 06:06

10.Return Recoil 01:35

Músicos: Josh Jonhson (saxofone); Gregory Uhlmann (guitarra); Anna Butterss (baixista); Aaron Steele (baterista)

 Fonte: A.D. AMOROSI (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: