playlist Music

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

LE REX - ESCAPE OF THE FIRE ANTS (Cuneiform)

Graças em grande parte à popularidade do Dirty Dozen, o som de bandas de metais veio a ser tão estereotipado quanto popular. É quase uma versão pós-moderna de Dixieland, com papéis cuidadosamente prescritos— o sousaphone deve sempre estar inspirado, as linhas dos instrumentos de sopro em uníssono entalhadas e funkeadas, a batida da bateria construída em torno do tambor—e um senso similar da expectativa da audiência. Se você quer ser inventivo, o pensamento parece seguir, porque não apenas com um pianista e um baixista?

Felizmente, esta espécie de pensamento parece não ter alcançado a Suíça, onde a banda de metais Le Rex, com cinco componentes, orienta o som da banda, parece não apenas recente, mas um manifesto audaz. É meritório observar que não é uma formação clássica de uma banda de metais. Não há trompete, por um lado, que desloca o balanço tímbrico e coloca os saxofones em um papel mais dominante, e Marc Unternährer toca tuba, não sousaphone, uma escolha que lhe proporciona mais que uma variedade maior de expressão—e notas. De fato, os altos registros de Unternährer são tão fortes que ele, frequentemente, toma a liderança melódica ou toca em harmonia próxima ao trombonista Andreas Tschopp, como em “Elliott’s Theme”.

Embora, a composição em ”Escape of the Fire Ant” seja intricada e inventiva, particularmente nas dramáticas passagens bem medidas da canção título, a improvisação é igualmente impressionante. Escape é o quarto álbum do quinteto, e a interação musical que eles desenvolveram é profunda, conforme exibido pelo quase conversacional intercâmbio entre Tschopp e os saxofonistas Benedikt Reising e Marc Stucki em “One Must Imagine Sisyphus Happy”. Claramente, é bom ser o Le Rex.

Faixas: Escape of the Fire Ants; Alimentation Générale; Smoking Flowers; One Must Imagine Sisyphus Happy; Harry Stamper Saves The Day; Elliott's Theme; Bädumeh Landing; The Funding; Strong Woods; Glow; Ballad For An Optimist; Der Knochige Dürre.

Músicos: Benedikt Reising: sax alto; Marc Stucki: sax tenor; Andreas Tschopp: trombone; Marc Unternährer: tuba; Rico Baumann: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=hPNPXWf4BUY

Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: