playlist Music

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

SOKRATIS SINOPOULOS - METAMODAL

 “Lament”, o primeiro número o álbum do lirista grego, Sokratis Sinopoulos, “Metamodal”, desdobra-se como um perfeito nascer do sol pastoral: entonações calorosas de luz mistura-se com cores mais frescas do caimento da noite. Neste contexto, é fácil chamar Sinopoulos de pintor, alguém que emprega um arsenal de músicos bem afiado e, metodicamente, escalas selecionadas como tintas e pincéis. Porém, na maioria do seu segundo lançamento pela ECM, ele parece mais como um tecelão. Em suas mãos, a lira (com três cordas e tocada com arco) ressoa com as tonalidades dos instrumentos da China à Irlanda, segmentando várias tradições musicais da Europa Oriental, Europa Ocidental, Ásia e América. Soa moderno, mas você pode também ouvir o peso dos séculos nele , se não dos milênios.

Embora, este conceito tecido é incorporado melhor pela composição “Red Thread”, é realmente o coração das nove faixas do álbum. A peça central, e o ponto mais alto, é a suite em três partes, “Metamodal”, uma exploração do interesse do líder da banda nas escalas medieval e mediterrânea e toque modal. A música constantemente muda, começando com o ambiente de “I – Liquid”, que adota uma energia de dança folclórica, que descende do tango apocalíptico, “II – Illusions”. Como a peça transita para “III – Dimensions”, o grupo explora várias configurações—duo, banda completa, trio—assim como eles passam para a estrutura da improvisação, iluminando a musicalidade de todos os membros (junta-se a Sinopolous, o pianista Yann Keerim, o baixista Dimitris Tsekouras e o baterista Dimitris Emmanouil).

A banda, também, envolve-se em música contemporânea mais improvisada—misturando folk e jazz com um som quase new-age— em faixas como “Transition” e “Walking”. Nas faixas com esta dinâmica, o restante do grupo brilha. Keerim, Tsekouras e Emmanouil são acompanhantes ideais. Eles seguem, antecipam cada humor e movimento de Sinopoulos. É difícil resistir , sendo varrido por esta corrente.

Faixas

1 LAMENT 06:26

2 METAMODAL I – LIQUID 09:33

3 TRANSITION 06:44

4 METAMODAL II – ILLUSIONS 10:29

5 METAMODAL III – DIMENSIONS 07:56

6 WALKING 06:30

7 DAWN 06:25

8 RED THREAD 05:17

9 MNEMOSYNE 03:42

 Músicos: Sokratis Sinopoulos (lira); Yann Keerim (piano); Dimitris Tsekouras (baixo); Dimitris Emmanouil (bateria).

Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: