playlist Music

sábado, 7 de novembro de 2020

VANDERLEI PEREIRA - VISION FOR RHYTHM (Jazzheads)

A escolha do baterista Vanderlei Pereira pelo nome da sua banda—Blindfold Test— e o título da estreia do líder —Vision For Rhythm— conduzem a uma atitude positiva de um músico premiado que, quando mais jovem, perdeu sua visão devido a uma retinite pigmentosa. Em concerto, seus companheiros de banda, ocasionalmente, atuam de olhos vendados, quando atuando em seus números mais intricados, ajudando a puxar uma conexão pessoal para o caminho das experiências da música do seu líder. Porém, quando a banda toca isto bem, não desta maneira, as proezas são necessárias para obter novos fãs.

Fluente em muitos estilos musicais associados com seu nativo Brasil, o residente em Nova York, Pereira reuniu um programa de 70 minutos, que inclui quatro composições inéditas, tão bem quanto Antonio Adolfo, Edu Lobo e Toninho Ferragutti, dentre outros.

Neste álbum de gravações do sexteto, o líder elaborou os arranjos, que dão aos seus companheiros de banda uma plenitude de campo para brilhar, conforme evidenciado no competente trabalho da flauta de Jorge Continentino em “Misturada (Mixing)”, um samba em 7/4 composto por Airto Moreira, tão bem quanto o atraente solo do baixo elétrico de Gustavo Amarante em “O Que Ficou (What Remains)”, uma composição de Pereira.

A esposa do líder, Susan Pereira, eleva o programa com uma variedade de acrobáticos vocalises, frequentemente adicionando um elemento percussivo via rápidas rajadas de coloração. Na interpretação de “Alma Brasileira (Brazilian Soul)” de Zeca Freitas, ela apresenta uma performance deslumbrante, precisamente espelhando as passagens das linhas do saxofone tenor de Rodrigo Ursaia. O efeito é impressionante tanto quanto hipnótico.

O nome da banda “Blindfold Test” tem outra conotação, também. Os leitores de DownBeat têm desfrutado o Blindfold Test—no qual um músico é questionado para comentar em faixas não identificadas— desde 1951. Agora, o desafio se ergue para um fervoroso jornalista para tocar uma faixa para Vanderlei Pereira & Blindfold Test em um futuro DownBeat Blindfold Test. Depois de tudo, “Vision For Rhythm” oferece uma dúzia de grandes faixas para escolher.

Faixas

1 Misturada 4:39                             

2 Ponto de Partida 4:46                

3 Chapéu Palheta 5:21                  

4 Mercado Modelo 5:31                              

5 O Que Ficou 7:00                         

6 The Cry and The Smile 9:11                    

7 Partido Leve 6:38                        

8 Corrupião 7:08                             

9 Les Matins de Rixensart 6:45                  

10 Alma Brasileira 5:25                 

11 De Volta à Festa 5:50              

12 Vision for Rhythm 2:02

Fonte: Bobby Reed (DownBeat)

 

Um comentário:

Zeca Freitas disse...

Sou Zeca Freitas, autor de Alma Brasileira, que está no repertório do Vanderley. Prazer ter minha música sendo executada em NY.
Paulo Moura,sax fera brasileiro, gravou a Alma B. na década de 80.De lá pra cá essa música só me dá prazer.