playlist Music

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

AMINA FIGAROVA EDITION 113 - PERSISTENCE (AmFi)

Os 14 álbuns de Amina Figarova (iniciando em 1995) constituem um dos mais ricos corpos de trabalho de qualquer compositor de jazz no novo milênio. Sua carreira se sustenta na consistência e continuidade. Como os 14 lançamentos sucedem-se um após o outro, ela estendeu seu alcance como compositora e arranjadora. Suas bandas, usualmente sextetos, compuseram-se gradualmente de músicos europeus e norte-americanos (com Figarova, originária do Azerbaijão, migrou da Holanda para Nova York). Seu trabalho tem merecido uma interpretação por uma orquestra completa, e sua gravação anterior, “Road to the Sun”, utilizou um formato maior, com 12 instrumentistas, incluindo uma seção de cordas com três membros.

A jornada de Figarova através da tendência acústica atual não tem tido uma firme guinada, até agora. Edition 113 é seu novo projeto eletrificado: Rez Abbasi (guitarras), Bart Platteau (flauta e EWI), Yasushi Nakamura (baixos elétrico e acústico), Rudy Royston (bateria). Figarova toca uma variedade de teclados, incluindo um Nord. “Persistence” contém sonoridades e balanços que são novos para uma banda de Figarova: teclados com trinados; a flauta Platteau filtrada através de efeitos eletrônicos; batidas pesadas de Royston, mesmo um rapper e palavras de um poeta em duas (dispensável) faixas. Trabalho tipicamente gracioso, com melodias ansiosas de Figarova como as tomadas de “Lil’ Poem” e “Morning Blue” em firmes contornos.

Estes firmes fios iniciam com Abbasi. A guitarra é um instrumento quase inteiramente novo no mundo de Figarova, mas Abbasi nunca soa como um intruso. Trabalhando a partir da profundidade interior da banda, ele a transforma. Em “R Song”, seu solo flui assim, perfeitamente, com Figarova, que você deve sentir falta no momento, quando as notas reluzentes da guitarra vêm a ser determinada como um teclado. “R Song” é uma brilhante e aguda estrutura unificada, desdobrando-se.

“Persistence” é uma partida interessante para Figarova, mas aqui está um desejo para seu próximo álbum: seria o seu tão esperado projeto orquestral em grande escala e Rez Abbasi estaria no comando da guitarra?

Faixas: Persistence; I’ve Got No Time; Lil’ Poem; Morning Blue; R Song; Horizons; Bliss. (43:07)

Músicos: Amina Figarova, teclado; Rez Abbasi, guitarra; Bart Platteau, flauta em si bemol, EWI; Yasushi Nakamura, baixo; Rudy Royston, bateria; JSWISS (2), Paul Jost (6), Skye’s World (7), vocal.

Fonte: THOMAS CONRAD (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: