playlist Music

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

GEORGE COLLIGAN - AGAIN WITH ATTITUDE (IYOUWE)

O trio de piano compendia a ideia de balanço. Seus membros criam seus próprios modelos, deixando a linha entre a improvisação e a composição embaçada—ou rígida— conforme eles gostem. O movimento entre estes mundos ocorre em tempo real e em progressão, nos arranjos ou no momento. Neste senso, o trio é elementar e intrigantemente intermiteente.

Em “Again With Attitude”, a linha de frente é estelar: três distintos instrumentistas, incluindo o baixista Buster Williams e o baterista Lenny White, abrem qualquer possibilidade. O pianista George Colligan compôs a música aqui, o que significa que eles têm sólido material para trabalhar.

Tome, por exemplo, “Lost On 4th Avenue”, que inicia e finaliza com seções enraizadas no acorde. Primeiro desdobra-se languidamente, após a composição tomar o formato de uma corrente de mudanças pontuadas por ocasionais acentos ou frases truncadas. Gira bastante distante da estrutura convencional para se sentir moderna, possibilitando uma mais hábil e intensa interação, até a seção iniciar o acorde tônico. A esta altura, o trio move-se para um sentimento funk, batida pesada, que contrasta com e, satisfatoriamente, reconvoca o topo. Outra vez, balanço.

Uma abordagem similar enriquece “Always And Forever”, uma balada belamente talhada para exploração, habilmente harmonizada com alusões de “The Way We Were” e “Skylark” na melodia. Um pouco dos standards de Monk aparece, também, “Well You Needn’t” sendo o mais ousado com seu tempo crepitante e animação divertida do tema. Então o que são, se não novas trilhas brilhando? Quando o formato é perfeito e os instrumentistas são mestres, um álbum é mais forte que o bastante.

Faixas: L’s Bop; Lost On 4th Avenue; Again With Attitude; Waltz 1; Christina; A Different Place; Monk’s Dream; False Valse; Well You Needn’t; Always And Forever; Usain. (54:31)

Músicos: George Colligan, piano; Buster Williams, baixo; Lenny White, bateria.

Fonte: Bob Doerschuk (DownBeat)    

 

Nenhum comentário: