playlist Music

domingo, 6 de dezembro de 2020

GREG ABATE & THE TIM RAY TRIO – GRATITUDE: STAGE DOOR LIVE @ THE Z (Whaling City Sound)

Se, de alguma maneira, você não tem ouvido o saxofonista Greg Abate, agora em sua sétima década e como um afiado e eloquente orador, como sempre, está na altura do que você pensou. O nativo de Rhode Island é um fervoroso post-bopper da escola de Phil Woods / Bud Shank, do clássico suingue, e “Gratitude”, o quarto álbum de Abate com o admirável Tim Ray Trio, assume a liderança do grupo em forma primorosa em uma gravação vívida no palco aconchegante do Zeiterion Theater em New Bedford, Massachusetts.

Embora, Abate seja melhor conhecido pelos fãs em New England e ao redor do mundo com um especialista no sax alto, ele sublinha sua versatilidade em “Gratitude”, passando para o tenor em três faixas, flauta em duas outras e barítono na patriota "Into the Stratosphere", uma das oito de suas composições neste programa cativante. Completando o cardápio estão a sedutora "Serenade to a Cuckoo" de Roland Kirk (executada no tenor, não na flauta), a sinuosa "Inner Urge" de Joe Henderson e a intrépida interpretação, em trio, em dez minutos, da peculiar "Jitterbug Waltz" de Fats Waller. O alto de Abate está em voo completo em "Gratitude" com inclinação latina, e o hino "Bop Lives", a, em fluxo livre, "Dracula" e a calorosa e lírica "Farewell Phil Woods" (completo com coda em acrobático solo), sua flauta em dois temas mais originais, "Hazy Moon" e "Gemini". Ao lado de "Cuckoo", o tenor de Abate está à frente e no centro de "Inner Urge" e em sua própria balada amorosa, "For the Love of Life".

Ray é um solista habilidoso e um acompanhador soberbo, como são o baixista John Lockwood e o baterista Mark Walker, que conhecem imediatamente onde Abate está liderando em qualquer dado momento e nunca o deixa aterrissar por sua própria conta. Como para o líder, ele suínga robusta e frequentemente, claramente despreocupado sobre a exploração de novo território, mas manobrando notavelmente bem dentro do habitual quadro dos seus predecessores e pares. Em outras palavras, este é um altamente qualificado grupo pequeno de jazz, tão bem projetado e com álbum destramente interpretado quanto qualquer um que você provavelmente ouvirá nestes dias.

Faixas: Gratitude; Bop Lives; Hazy Moon; In the Stratosphere; Farewell Phil Woods; Serenade to a Cuckoo; Jitterbug Waltz; Gemini; Dracula; For the Love of Life; Inner Urge.

Músicos: Greg Abate: saxofone alto, tenor, barítono, flauta; Tim Ray: piano; John Lockwood: baixo; Mark Walker: bateria.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: