playlist Music

domingo, 20 de dezembro de 2020

HERLIN RILEY – PERPETUAL OPTIMISM (Mack Avenue Records)

Herlin Riley, um baterista de New Orleans, é membro da Lincoln Center Jazz Orchestra, liderada por Wynton Marsalis. Realmente, ele tocou em uma grande parte para desenvolver temas na bateria do vencedor do prêmio Pulitzer, o álbum de Marsalis, “Blood on the Fields (Columbia, 1997) ”.

Em seu próprio álbum, Riley lidera um quinteto convencional, tocando cinco de suas composições, a adorável balada de Gene de Paul, "You Don't What Love Is", "Stella By Starlight" de Victor Young, "Twelve's It" de Ellis Marsalis e a barulhenta "Wang Dang Doodle" de Willie Dixon, na qual ele assume um alegre e altamente competente vocal.

É uma mistura maravilhosamente relaxada, uma lembrança de que o jazz tradicional tem tudo a ver, ou deveria, com algo divertido, ainda que criativo. Há alguma grande música aqui, notavelmente o alto de Godwin Louis em "Touched", uma faixa estonteante, que, também, apresenta o baixo fino de Russell Hall. Então surge o trompete de Bruce Harris na encrespada "Rush Hour". Ao longo do trabalho, o piano de Emmet Cohen e a bateria do líder mantêm tudo ligado.

O toque latino da faixa título, é como um leve sapateado, com Godwin Louis fazendo um trabalho fino no saxofone antes de Cohen decolar. Adiciona algumas palavras e poderia ser uma música espetáculo. A propulsão da bateria de Riley para o número não abafa as demais.

"Wings and Roots" apresenta mais o fino saxofone e algumas passagens excelentes da banda. Louis está mais suave em "Wang Dang Doodle", onde o vocal de Riley é adequadamente baixo e funkeado. Ele retorna para um bis em "Twelve's It", no qual ele homenageia, com ironia, o autor da canção.

Se mais álbuns como este fossem feitos, o mundo não estaria no terrível estado em que está. Pessoas não estariam distantes de ser feliz para querer esta sujeira.

Faixas: Rush Hour; Be There When I Get There; Borders Without Lines; You Don’t Know What Love Is; Perpetual Optimism; Touched; Wings and Roots; Wang Dang Doodle; Stella By Starlight; Twelve’s It.

Músicos: Herlin Riley: bateria e vocal; Emmett Cohen: piano; Russell Hall: baixo; Godwin Louis: saxofone alto; Bruce Harris: trompete.

Fonte: Chris Mosey (AllAboutJazz)

 


Nenhum comentário: