playlist Music

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

MARCIN WASILEWSKI TRIO/JOE LOVANO - ARCTIC RIFF (ECM)

Marcin Wasilewski, Slawomir Kurkiewicz e Michal Miskiewicz foram notados, primeiro, em 2002, quando eles estrearam na seção rítmica de Tomasz Stanko em seu álbum pela ECM, “Soul of Things”. Eles eram jovens instrumentistas poloneses, desconhecidos, e Stanko era o maior músico de jazz vivo na Polônia. Não surpreende, que eles tenham soado cautelosos. Eles não tiveram muito espaço para solos, mas acompanharam Stanko com criativa sensibilidade.

O Marcin Wasilewski Trio vem realizando suas próprias gravações pela ECM desde 2004. Eles, nem de longe, estavam cautelosos. Wasilewski é agora uma figura líder no grupo de pianistas europeus, que se especializaram em lirismo enigmático, anguloso e enlevado (tenha em mente Bobo Stenson, Stefano Battaglia, Giovanni Guidi, Leszek Możdżer).

Joe Lovano, que venceu as principais enquetes para saxofone tenor no jazz, não é exatamente um membro do elenco da ECM, mas ele tem feito várias aparições memoráveis no selo. Sua primeira colaboração com o trio de Wasilewski soa relaxado, ainda que inspirado. O trio, como o mentor dele, Stanko, está em melhor atmosfera, com baladas entalhadas. Nas composições de Wasilewski como “Glimmer of Hope” e “Old Hat”, Lovano complementa e estende o domínio da estética do trio. Ele interpreta estas músicas com profundo sentimento, mas há um senso de poder reservado, como se um halterofilista campeão estivesse em aquarelas. Em outras peças, como “L’amour Fou”, a agressividade natural de Lovano não é mantida para trás. Ele segura, firmemente, os temas complicados de Wasilewski dentro do lugar.

As faixas mais interessantes são duas tomadas de uma única interpretação, “Vashkar” de Carla Bley. A primeira versão é mais longa e menos literal. Depois Lovano introduz o tema cheio de ansiedade de Bley, Wasilewski inicia a canção e derrama-se livre. Seu solo é feito de episódios transitórios que, finalmente, aglutina-se dentro de um desenho belo, estranho e assimétrico. Kurkiewicz e Miskiewicz, que têm tocado com Wasilewski desde o ensino médio, antecipa seu movimento na hora.

Faixas: Glimmer Of Hope; Vashkar; Cadenza; Fading Sorrow; Arco; Stray Cat Walk; Lamour Fou; A Glimpse; Vashkar (var.); On The Other Side; Old Hat.

Músicos: Marcin Wasilewski: piano; Slawomir Kurkiewicz: baixo; Michal Miskiewicz: bateria; Joe Lovano: saxofone tenor.

Fonte: THOMAS CONRAD (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: