playlist Music

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

MAREIKE WIENING – METROPOLIS PARADISE (Greenleaf Music)

O relaxado e resoluto estado de espírito de “Metropolis Paradise”, a estreia de corpo inteiro do baterista Mareike Wiening, esconde o drama atrás das cenas da sua criação. Uma semana antes do seu quinteto gravar, o pianista regular de Wiening, Glenn Zalesk, quebrou seu cotovelo em um acidente de bicicleta. As sessões não podiam ser remarcadas.

Isto é um pouco pesado para qualquer gravação, mas damos o crédito a Wiening, seu pianista substituto, Dan Tepfer, e o resto da banda não se curvaram à pressão. Resultou no favorável trabalho do grupo, com a seção rítmica dando atenção estrita um ao outro ao longo destas oito faixas. Tepfer toma cuidado extra para se trancar com as rápidas reviravoltas de Wiening e saltos como no críquete em “2 In 1”, que pairam ao longo de “Viewpoints” e a faixa título. Sua contenção pouco o favorece em seus solos. Uma virada em “Free At Last” sente-se como uma palmadinha um pouco insegura. Porém, Tepfer compensa por se manter no papel de espinha dorsal do grupo. O espaço extra deixado é aproveitado pelo saxofonista Rich Perry e pelo guitarrista Alex Goodman, em deliciosos toques. Os últimos deslizamentos através de cada faixa como um regato de mercúrio, enquanto o formador está arrefecendo a lava, ainda dando a plenitude de seu calor. Isto deixa Wiening esvoaçar e fluir no trabalho com a flexibilidade ágil de uma dançarina.

Faixas: Free Time; 2 In 1; For A Good Day; Misconception; Viewpoints; Relations; Metropolis Paradise; Free At Last. (52:55)

Músicos: Mareike Wiening, bateria; Dan Tepfer, piano; Rich Perry, saxofone tenor; Alex Goodman, guitarra; Johannes Felscher, baixo.

Fonte: Robert Ham (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: