playlist Music

sábado, 19 de dezembro de 2020

METTE RASMUSSEN /CHRIS CORSANO - A VIEW OF THE MOON (FROM THE SUN) (Clean Feed)

Mette Rasmussen, uma saxofonista alto dinarmaquesa, que reside na Noruega, é um versátil instrumentista, que, igualmente, está em casa ocupando uma cadeira com a Trondheim Jazz Orchestra ou fazendo uma aparição como convidado com uma banda de rock sinfônico anticapitalista, Godspeed You! Black Emperor. Ela tem uma particular harmonia com improvisadores estadunidenses com intensidade premiada sobre a pureza do gênero, tais como o guitarrista Tashi Dorji e os bateristas Tyler Damon e Chris Corsano.

“A View Of The Moon (From The Sun )”, sua terceira gravação com Corsano, foi capturada ao vivo no Ljubljana Jazz Festival em 4 de Julho de 2015, e providencia uma esplêndida oportunidade para ouvir os intérpretes desenvolverem suas respectivas bandeiras anormais.

Corsano dispendeu tanto tempo tocando com barulhos psicodélicos com o guitarrista Bill Nace e o tocador de shahi baaja Mick Flower, conforme ele excursionava com veteranos do free-jazz, tais como os saxofonistas Akira Sakata e Paul Flaherty. Thurston Moore, cofundador da Sonic Youth, foi, também, um frequente colaborador. Porém, um realizado homem-banda, Corsano também é. Neste trabalho, ele frequentemente utiliza instrumentos de sopro de palhetas, tão bem quanto bateria, para preparar um fervor sonoro, que frequentemente soa como um limite de colapso, mas nunca fica completamente à parte. Ele está atrás estes mesmos recursos sonoros para este trabalho com Rasmussen.

A saxofonista inicia “A View Of The Moon (From The Sun) ” com choros lamentosos, passando entre o mais baixo registro do seu instrumento, e maior referência, com tentáculos sonoros em “Many People Were Scandalized—Some Still Are”. Inicialmente, Corsano faz boiar suas linhas como uma investida encurralante, mas, breve, faz reinar as coisas com um tranquilo arrastar dos pratos. O saxofonista combina seus exercícios e, quando ele facilita, Rasmussen move-se dentro de um blues abstrato que mistura páginas do manual de Johnny Hodges e Mats Gustafsson. Isto constrói um pugilismo em alto nível, e então eles estão fora da exploração de outra zona.

Em “Let’s Have A Raincheck On The Franchise”, o instrumento surdinado de Rasmussen ondula como uma bandeira de forma firme, uma brisa quente conforme Corsano envolve suas linhas com uma corrente de batidas no tambor e entonações de sinos, que impulsionam a música sem jamais sedimentar uma métrica constante. Um pouco mais tarde, o percussionista delineia as linhas desoladas do saxofonista com sonoridades fantasmóricas do metal e, então, capta um slide clarinete e camadas de entonações longas contra seus balbucios de choros aviários.

O duo aplica sua estonteante variedade de sons altamente expressivos, balançando momentos de vertiginosa veemência com solenes interlúdios. Vem a excitação, permanece o espírito.

Faixas: Many People Were Scandalized—Some Still Are; Folding In On Itself; Let’s Have A Raincheck On The Franchise; Today’s White Blood Cell; Well Now, There, Then; You’re Breaking Up, The House Is Going Through A Tunnel; A Detail; Another Detail. (57:05)

Músicos: Mette Rasmussen, saxofone alto; Chris Corsano, bateria, slide clarinets.

Fonte: Bill Meyer (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: