playlist Music

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

NICK DUNSTON - ATLANTIC EXTRACTION : LIVE AT THREES (Out Of Your Head Records)

O baixista Nick Dunston, um ex-integrante dos grupos de Vijay Iyer, Dave Douglas e Tyshawn Sorey, foi responável por uma das estreias de 2019, com “Atlantic Extraction (Out Of Your Head Records) ”. Tomando este título como o nome do seu álbum, o mesmo quinteto inaugura a OOYH Records, apenas na forma digital na série Untamed, que objetiva lançar performances de alta qualidade com sérias reviravoltas mais rápidas do que um álbum tradicional em estúdio. Embora, mais em baixa fidelidade do que o usual (este foi gravado em um iPhone), a música nesta gravação é ao vivo na Threes Brewing no Brooklyn em Fevereiro de 2020 e é, realmente, de primeira linha.

Considerando o estúdio, “Atlantic Extraction” apresentou uma cativante mistura de arranjos, encrespadamente, planejados e interação febril em uma estrutura similar a uma suíte, ornamentados com peças desacompanhadas e colagens, o álbum ao vivo compreende duas longas performances, que contêm alguns dos mesmos materiais, mas em diferente forma. Ao longo da metade de "Part I", inicia com uma pulsação minimalista a partir daquela da flauta de Louna Dekker-Vargas e o uso do arco do baixo do líder, antes de Ledah Finck, ao violino, adicionar um toque de melodia. Fustigado por intermitentes vislumbres do baterista Stephen Boegehold e do incisivo balanço da guitarra de Tal Yahalom, a banda exibe enorme restrição, assim como mantém o espírito reflexivo.

Posteriormente, Dunston organiza seus recursos em um caleidoscópio estonteante de combinações, que alude a diversas origens dos participantes do clássico contemporâneo, improvisação e jazz, mas nunca, explicitamente, resolve em um ou outro campo. Embora o detalhe possa ser um pouco sombrio na ocasião, há, ainda, bastante clareza para distinguir a imaginação fértil, formidável habilidade para tocar um instrumento e focado na intensidade do toque. O que é roteirizado ou espontâneo parece próximo ao ponto, como Dunston e companheiros criaram uma configuração inconstante, extravagante, que merece ser ouvida.

"Part II" inicia com o ritmo tocando distante, possivelmente batendo no corpo do baixo, que introduz "Globular Weaving" do primeiro álbum, com os temas em sua flauta borbulhante encerrados por um floreio na guitarra. Após adicionar aventuras agitadas, uma transição abrupta para um radical tema no violino/guitarra/baixo rodopiando sinais da flauta e pratos em referência à composição final de "S.S. Nemesis" com a evocação de um banjo em "Oh! Susanna" na desconstrução do guitarrista Yahalom. Conduz ao entusiasmo da audiência.

É valoroso notar que no tempo da COVID-19 todos os procedimentos da venda da série “Untamed” são dados diretamente aos artistas, e a OOYH Records doará um $1 adicional por cada álbum vendido para uma organização a ser escolhida pelos artistas.

Faixas : Part I; Part II.

Músicos : Nick Dunston: baixo; Louna Dekker-Vargas: flauta, piccolo; Ledah Finck: violino, viola; Tal Yahalom: guitarra; Stephen Boegehold: bateria.

Fonte: John Sharpe (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: