playlist Music

sábado, 26 de dezembro de 2020

PATRICK CORNELIUS – ACADIA : WAY OF THE CAIRNS (Whirlwind)

O título do sexto álbum do saxofonista alto, Patrick Cornelius, tem uma associação poética e misteriosa. A parte do mistério, ao menos, não deu em nada em “Acadia: Way of the Cairns”. A concepção do álbum é cuidadosa, ambiciosa e direta, executada por Cornelius com o pianista Kristjan Randalu, o baixista Michael Janisch e o baterista Paul Wiltgen (quatro quintos do TransAtlantic Collective, banda que excursionou com Cornelius no final dos anos 2000). A entonação geral é consistentemente prazerosa.

Não para dizer que não há uma variedade de humores no álbum, que são inspirados nas explorações de Cornelius no Acadia National Park no sul do Maine. “Star Party” e “Seawall Sunrise”, projetos com senso de reverência, a primeira como uma oportunidade através do romance e a segunda com admiração. “On the Precipice” carrega toda tensão elevada de estar em um local precário; “Darkest Night” sugere um certo dilema, porém mais agitação, tipo “onde eu estou” contempla o mistério da criação.

A cada instante, no entanto, uma felicidade incandescente brilha, como se as angústias das situações difíceis ou a escuridão não fossem intercambiadas em todo o mundo. Mesmo a elegíaca “Valse Hésitante” tem uma espécie de qualidade para ser irreprimível, um pouco através do truque extra que Wiltgen coloca em suas escovinhas por trás das melodias pesarosas de Cornelius e a imponência de Randalu e Janisch. Em outra parte, o som sempre brilhante do alto do líder ergue o espírito de “Acadia”, a partir da intrepidez da abertura, “Way of the Cairns”, à nostalgia do encerramento em “Ten Years Later”.

A complexidade da música é estrutural tanto quanto emocional. Por exemplo, “Way of the Cairns” tem quatro seções completamente desenvolvidas, enquanto “Personal Beehives” é um quebra-cabeça de forma em 7/4. Apenas adiciona o triunfo quando Janisch (em “Cairns”), Randalu (“Beehives”) ou Cornelius (ambos, em todos locais também) deixa os solos soltos, que arrancam através destes labirintos tão leves quanto te satisfaz.

Faixas

1 Way of the Cairns 6:23             

2 Star Party 6:56              

3 Blueberry Mountain 3:38         

4 Seawall Sunrise 6:44  

5 Darkest Night 6:25       

6 Valse hésitante 5:04   

7 Personal Beehives 4:43            

8 On the Precipice 4:54

9 Ten Years Later 4:23

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=xtL4Wae2TUk

 Fonte: MICHAEL J. WEST (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: