playlist Music

sábado, 5 de dezembro de 2020

RANDY INGRAM - THE MEANS OF RESPONSE (Carrier)

A citação em negrito do falecido diretor de cinema japonês, Akira Kurosawa— “The role of the artist is to not look away- NT: O papel do artista não é olhar para o outro lado, em tradução livre”—adorna o interior da capa da versão do CD do quarto álbum do pianista Randy Ingram, um trabalho em trio apresentando Drew Gress no baixo e Jochen Rueckert na bateria.  O álbum, como seu título e esta citação sugere, é significante para a forma de abordagem da voz de Ingram com o estado de afazeres em que nós todos nos encontramos envolvidos nestes dias, e o desafio de Ingram, aqui , é como transmitem estes poderosos sentimentos com música, que não inclui qualquer letra que poderia ser soletrada.

Ingram e seu acompanhante confiam em seus manifestos emocionais para realizar este objetivo e, como cada ouvinte escuta, claro, em diversos sentidos. O que alguém interpretar como ira, facilmente construída com frustração ou desolação por outro lado. Uma passagem etérea ou serena poderia representar esperança e sonhos ou, talvez, puro esgotamento.

É também possível ouvir estas peças serem extraordinariamente interpretadas, todas compostas por Ingram, sem conexão significante para elas no todo, deixa a música simplesmente servir como tal, com nenhum particular significante para absorver. Há uma urgência e uma constante força viva dos acordes de Ingram na faixa título, que inicia os trabalhos, e a seção rítmica toca de forma audaciosa e bravia. Eles todos vêm apenas de uma observação das novidades do dia? Talvez sim, talvez não, mas há uma contundência no manifesto, que não pode ser negada. “Sleep Little Clark” expressa-se liricamente como uma canção de ninar, mais otimista que temerosa do futuro, mas tranquila. O título “It Won’t End This Way” deve anunciar o julgamento e a melancolia, ainda há uma vivacidade nos passos do piano de Ingram, que sugere que significa apenas o oposto. Tome-a, de qualquer modo, de forma semelhante, seja como for, é uma audição forte.

Faixas

1.The Means of Response 07:32

2.Like Flight 06:57

3.Introduction to Shokunin 01:12

4.Shokunin 08:34

5.It Won't End This Way 06:07

6.Monday Music 06:34

7.Introduction to Spin 02:50

8.Spin 06:22

9.Sleep Little Clark 04:47

10.The Mountain 04:17

11.(If You Want It) 06:16

Músicos: Randy Ingram – piano; Drew Gress – baixo ; Jochen Rueckert – bateria.

Fonte: JEFF TAMARKIN (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: