playlist Music

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

TIGRAN HAMASYAN - THE CALL WITHIN (Nonesuch)

Para seu quarto lançamento pela Nonesuch, o pianista armênio, Tigran Hamasyan, afirmou que ele escolhe o que sua alma permitir ditar na configuração da música. Ele olhou para a arte, poesia, astrologia, cinematografia e outras disciplinas para sua inspiração. Então, para levar a música aonde ele queria, ele evitou a maioria de contribuições externas e, colado ao formato clássico de trio, atuou com Evan Marien no baixo, Arthur Hnatek na bateria, e apenas poucos convidados selecionados para condimentar as coisas. Quando ele se importou em fazer um grande trabalho que o seu piano permitiu, Hamasyan passou para o teclado eletrônico para ter um efeito mais panorâmico.

Se a reflexão do líder é aparente, enquanto se banha nestas 10 faixas ricamente desenhadas em “The Call Within”, todas compostas e produzidas por Hamasyan, esta é insignificante. A música fica em sua própria destituição de quaisquer detalhes de segundo plano. Seu maior vigor está em assumir diversos aspectos divergentes. “Old Maps”, inspirado pela mesma força, apresentando o Varduhi Art School Children’s Choir, é apropriadamente divino em natureza, uma miscelânea de notas pacíficas e vozes flutuantes apenas fora do alcance. “Levitation 21”, a abertura inflamável, não poderia ser mais contrastante em natureza : sua contundência em alta velocidade surpreende, então Hamasyan e Hnatek correm para partes desconhecidas, realizando viradas em curvas fechadas e lançando alguns parafusos ao longo do caminho.

Quando se mantém dentro do típico formato de trio de piano, a música, frequentemente, flerta com os princípios da programação do rock, como se a Mahavishnu Orchestra fosse liderada por um pianista ou a Emerson, Lake & Palmer tivesse ganho vida no jazz. “Ara Resurrected”, uma faixa nesta pegada, flutua próxima do bombástico, mas estes músicos são espertos o bastante para mantê-la enxuta e em movimento, enquanto na faixa de encerramento, “New Maps”, seriamente dissimilar a “Old Maps”, ouvida antes. Cada uma das três deleita-se arremessando bombas rítmicas a partir do céu, diretamente em sua mente.

Faixas : Levitation 21; Our Film; Ara Resurrected; At a Post-Historic Seashore; Space of Your Existence; The Dream Voyager; Old Maps; Vortex; 37 Newlyweds; New Maps.

Músicos : Tigran Hamasyan: piano; Evan Marien: baixo elétrico; Arthur Hnatek: bateria; Tobin Abasi: guitarra; Areni Agbabian: piano; Artyom Manukyan: cello.

Fonte : JEFF TAMARKIN (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: