playlist Music

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

YES! TRIO - GROOVE DU JOUR (jazz&people)

 O trio de piano trio é fundamental para o jazz. A basilar seção rítmica, para muitas grandes bandas, tem sido constituída. Porém, do seu próprio jeito, para apenas piano, baixo e bateria, estes instrumentos centrais, são dados campo para explorar, suingar e exibir uma química, frequentemente, marcante. No mínimo, que este sentimento venha através do seu mais vigoroso segundo lançamento, “Yes! Trio”.

Este sensacional encontro de instrumentistas — o pianista Aaron Goldberg, o baterista Ali Jackson e o baixista Omer Avital—está próximo de uma mistura de ingredientes, permanecendo com energia gabola. Enquanto eles se fecham, frequentemente, o álbum assume o modo dançante confrontador ou uma batalha rap, cada músico exibindo-se para o outro para tentar fazer o melhor.

O resultado da gravação está encerrado no exagero, entretanto. O balanço latino em “Flow” é dominado, em primeiro lugar, por Jackson com cada sonora apresentação na batida de sino no agogô ou a batida brutal na sua matraca. Porém, Avital enfileira um solo que enfatiza entonações atormentadas e notas asperamente dedilhadas. Goldberg, de qualquer maneira, encontra espaço em suas interações densas, oferecendo acordes coadjuvantes e um solo agitado e palpitante. Mesmo que as poucas baladas, que serpenteiam o repertório do álbum, são interpretadas como se sob uma espécie de coerção com os três músicos forçando os tempos médios e o espírito romântico de canções como “I’ll Be Seeing You” ou “C’est Clair” de Avital.

Este é um trio que quer voar alto. Se estes momentos tranquilos lhes dão tempo para recuperar sua força antes de delimitar, juntos, a ladeira, então eles, integralmente, ganham valor.

Faixas: Escalier; C’est Clair; Dr. Jackle; I’ll Be Seeing You; Muhammad’s Market; Claque; Tokyo Dream; Groove Du Jour; Flow; Bed-Stuy. (59:41)

Músicos: Aaron Goldberg, piano; Ali Jackson, bateria; Omer Avital, baixo.

Fonte : Robert Ham (DownBeat)  

Nenhum comentário: