playlist Music

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

BENNY GREEN – BENNY´S CRIB (Sunnyside)

À parte, em poucos momentos do seu álbum anterior, pela Sunnyside, “Then and Now”, o pianista Benny Green tem apenas tocado Fender Rhodes como acompanhante, e isto raramente. “Benny’s Crib” encontra-o executando esse instrumento exclusivamente. O desenvolvimento não é perturbador.  Green soa como Green, apenas aplicando sua soberba técnica, enraizada no hard bop, e a imaginação com uma diferente cor tonal.

Há poucas exceções sutis. Em números, com andamento lento, como “Coral Keys” de Walter Bishop Jr. e “For Tomorrow” de McCoy Tyner, por exemplo, ele mantém o Rhodes no suporte por entrelaçamento, onde ele deveria empregar o piano acústico. Porém, suas interações com o baixista David Wong e Aaron Kimmel em “Central Park South” e “Something in Common” exibem tensão e acuidade como sempre, idem para os artistas convidados, a flautista Anne Drummond (“Coral Keys”, “Harold Land”) e o conguero Josh Jones (“Coral Keys” também), e seu acompanhamento para a vocalista Veronica Swift em “Benny’s Crib”. A improvisação, também, está, perfeitamente, mantida com o alto padrão de Green, embora ele esteja particularmente inspirado em seus solos em “Harold Land” e “Benny’s Crib”.

O real prazer de “Benny’s Crib” é a audição de como o som do Rhodes responde à execução de Green, não vice-versa. Seu timbre é excelente por combinação, e assim o faz com a flauta de Drummond e a voz de Swift, com Green serpenteando dentro de todas as camadas despercebidas. É quando ele toca desacompanhado, claro, que colorações são mais aparentes: a forma de entonações como sinos convergem e contrastam em “For Tomorrow” ou as sutis flutuações em longas notas de “Tivoli” de Dexter Gordon. Estas, aqueles familiarizados com sua entonação na gravação de Green em 1996 de “My Girl Bill” apreciarão como ele mimetiza a versão do Rhodes da velha mistura de piano e guitarra. “Benny’s Crib” não é essencial, mas é delicioso de qualquer forma.

Faixas

1. Tivoli (Dexter Gordon)

2. Central Park South (Benny Green)

3. Coral Keys (Walter Bishop Jr.)

4. My Girl Bill (Benny Green)

5. Harold Land (Benny Green)

6. Did We Try? (Benny Green)

7. Seascape (Kenny Barron)

8. My One And Only Love (Guy Wood, Robert Mellin)

9. Something In Common (Cedar Walton)

10. For Tomorrow (McCoy Tyner)

11. Benny’S Crib (Benny Green)

 Músicos: Benny Green (piano elétrico,1-11, piano, 2, 5); David Wong (baixo, 2, 3, 5, 7, 9 & 11); Aaron Kimmel (bateria, 2, 5, 7, 9, 11); Anne Drummond (flauta, flauta baixo, 3, 5); Veronica Swift (vocal, 11); Josh Jones (congas, 3)

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=3Ycqow0CTfo

 Fonte: MICHAEL J. WEST (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: