playlist Music

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

CARLA BLEY/ANDY SHEPPARD/STEVE SWALLOW – LIFE GOES ON (ECM)

As escadarias sem fim dos castelos de M.C. Escher não demandam uma trilha sonora para serem apreciadas, mas se você relaxa em “Copycat” de Carla Bley, enquanto absorve um pouco dos labirintos impossíveis de artistas holandeses, você deve ficar com alegria extra. Três micros suítes em “Life Goes On”, peças de Bley que chegam com um processo designado: cada linha da performance do grupo deveria ser um eco ou variação da linha precedente. Isto lidera uma simetria maravilhosamente fluida. As escolhas derramam-se adiante, reflexivamente de início, e, então, travessamente, como frequentemente costuma ser a estimada compositora. O quarto álbum com valorosos colaboradores de um quarto de século do trio animado e formado pela pianista, pelo baixista Steve Swallow e pelo saxofonista Andy Sheppard, “Life Goes On” está repleto de uma espécie de balanço, que tem marcado seus discos anteriores, mas também ostenta uma dose extra de eloquência.

Ainda que, estou apenas citando a obra-prima da banda de 2013, “Utviklingssang” (como o do trabalho fino da joia do MJQ, “Django”), o nível do detalhe no trabalho do seu último disco é inequívoco. “Beautiful Telephones”, a zombaria da pianista sobre o squawkbox (NT: equipamento para comunicação) do Salão Oval, brilha com a entonação agourenta de um estudo composto por Bernard Herrmann. Bley sabe que estamos em profunda porcaria nestes dias, assim sua alusão a “Funeral March” de Chopin em companhia de referências oblíquas a “It’s a Grand Old Flag”, “Yankee Doodle” e outras joias do cancioneiro norte-americano evidenciam a todos a possibilidade de cercar a franqueza trumpiana. Como cada passagem avança lentamente para a frente, os concisos movimentos de Sheppard emparelham com as escolhas suaves de Swallow. A química do grupo é ultrarrefinada neste último trabalho, o cuidadosamente calibrado compartilhamento de atribuições traz uma serenidade estranha para esta música de câmara inclinada à improvisação.

Bley tem dito a entrevistadores que ela gostaria de compor para uma big band, mas demandas econômicas correntes requerem uma postura mais em escala reduzida. Não se preocupe. A marca registrada da instrumentista de 81 anos é o humor, e este ainda se mantém ao sol. Por exemplo: “Copycat” encerra uma exibição de 15 minutos de escorregadias trocas com frases curtas de três notas que encontra cada músico em perfeito acordo. O mesmo lugar, o mesmo tempo, ao final. Sentir-se livre para colocar seu emoji, sorridente, no local correto.

Faixas

1 Life Goes On 06:00

2 On 04:46

3 And On 04:10

4 And Then One Day 09:02

 CARLA BLEY - BEAUTIFUL TELEPHONES

5 I 04:35

6 II 06:13

7 III 06:16

 CARLA BLEY - COPYCAT

8 After You 05:29

9 Follow The Leader 00:17

10 Copycat 09:51

 Músicos: Carla Bley: piano; Steve Swallow: baixo; Andy Sheppard: saxofone

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=ElLEU9ry2-8

 Fonte: JIM MACNIE (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: