playlist Music

domingo, 24 de janeiro de 2021

DOMINIC MILLER – ABSINTHE (ECM Records)

A estreia de Dominic Miller, em 2017, na ECM, com “Silent Light” foi um trabalho discreto, que focou em seu solo no violão clássico (mais um pouco de suave percussão). A sequência apresenta um quinteto completo com uma seção rítmica. Um som mais avantajado, mas com um similar sabor impressionista. As notas para o disco, feitas por Miller, explicita o que a arte visual demonstra: como um residente do sul da França ele ficou fascinado com os pintores franceses impressionistas, admirando seus arrojos artísticos.

O álbum inicia com a canção título: o violão acústico de Miller e os pratos rodopiantes do baterista Manu Katche em cena para a entrada do bandoneón de Santiago Arias, o instrumento melódico primário da música. É significante a cor do novo timbre do grupo, tão bem quanto um aceno para a confessa influência argentina na música de Miller. "Mixed Blessing" inclui um solo de sintetizador do tecladista de Mike Lindup, um som contrastante que é favorecido ao longo do trabalho, embora em "Étude" seu toque de piano seja um elemento fundador.

O sobressalente, ribombo do baixo da bateria e da guitarra de "La Petite Reine" relembra o som de “Silent Light”. "Étude" e "Ombu" intensificam, um pouco, o tempo, e a última dá um papel destacado com ativo acompanhamento rítmico para a banda completa: sem dúvida muito satisfatório para fãs de Katché que esteve esperando para ouví-lo um pouco solto. A faixa de encerramento, "Saint Vincent", é uma música animada, que apresenta a banda completa com solos de Miller e Lindup (no piano).

Miller tem um conceito musical expandido para atuar com um grupo maior. As canções são, ainda, declarações compactas, mas faz o uso de forças instrumentais para maiores contrastes de timbres. E ele, também, é um generoso líder: enquanto seu violão está no centro dos arranjos, a todos os instrumentistas são dadas chances para brilhar. Será interessante ver para onde ele vai seguir.

Faixas: Absinthe; Mixed Blessing; Verveine; La Petite Reine; Christiania; Étude; Bicycle; Ombu; Ténèbres; Saint Vincent.

Músicos: Dominic Miller: violão; Santiago Arias: bandoneón; Mike Lindup: teclado; Nicolas Fiszman: baixo; Manu Katché: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Qn70s2nlEOA

Fonte: Mark Sullivan (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: