playlist Music

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

EDDIE HENDERSON – SHUFFLE AND DEAL (Smoke Sessions)

 Posicionando-se em seu 80º aniversário, Eddie Henderson lança “Shuffle And Deal”, uma adição de material à sua vasta obra como líder. O álbum se constrói em diversos relacionamentos sustentáveis, fomentada durante a prolífica carreira do trompetista. Ele retorna ao estúdio com praticamente a mesma formação vencedora do seu lançamento em 2018, “Be Cool” (Resenhado neste blog em 23/08/2019), e a filha Cava Menzies e a esposa Natsuko Henderson, outra vez, contribuem com composições. A maioria notavelmente, no entanto, tem a estética que impulsiona o álbum derivada de profunda afinidade de Henderson com a empatia assustadora com o pianista Kenny Barron.

A palavra “shuffle – NT: embaralhar” é tocar no balanço de parte do título —uma sofisticada composição de Henderson, inspirada em Miles Davis para o álbum—mas também descreve uma repetição de canções suas e repertório estabelecido pelos instrumentistas. Henderson inclui duas composições de Barron: “Flight Path”, um imperativo fervente e melódico, e a charmosa, em tempo médio, com toque latino “Cook’s Bay”. Há também “Burnin’” do altoísta Donald Harrison e quatro standards adoravelmente polidos, baladas reconhecivelmente interpretadas, todas de formas emocionantes, ao lado de originais turbulentos.

Ao lado das próprias peças de Henderson, duas outras músicas são novas neste lançamento. Uma da talentosa Menzies, com a métrica mesclada de “By Any Means”, permite-lhe o deleite com as linhas claras do seu instrumento e irresistível corrente harmônica, e o neo-soul de Natsuko Henderson em “Boom”—apresentando a bateria de Mike Clark em alta velocidade—cintila com intensidade.

Porém, é o som estridente do trompete de Henderson que guia a paixão intensa do talento neste álbum. Sua sabedoria musical, adquirida durante décadas passadas nos melhores palcos de jazz, informa cada nota certeira.

Faixas: Shuffle And Deal; Flight Path; Over The Rainbow; By Any Means; Cook’s Bay; It Might As Well Be Spring; Boom; God Bless The Child; Burnin’; Smile. (58:57)

Músicos: Eddie Henderson, trompete; Donald Harrison, saxofone alto; Kenny Barron, piano; Gerald Cannon, baixo; Mike Clark, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=eh3W0N36X5g

Fonte : Suzanne Lorge (DownBeat)

 

Nenhum comentário: