playlist Music

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

HAROLD MABERN - MABERN PLAYS MABERN (Smoke Sessions)

Tão sólido quanto deve ser aquilo que é realizado por Harold Mabern é que ele nunca deixou de caminhar—e tocar—entre nós, e esta, é uma boa oportunidade para que o falecido pianista tenha o conteúdo de sua vida conhecido, e este trabalho ao vivo serve como um documento para sua existência. Vindo de sessões similares com seu lançamento anterior, “The Iron Man: Live at Smoke”, há a captura de uma performance de 2018 no Smoke Club de Nova York. Desta vez, o quarteto de Mabern— o saxofonista tenor Eric Alexander, o baixista John Webber e o baterista Joe Farnsworth—está reunido ao saxofonista alto Vincent Herring e ao trombonista Steve Davis. Quatro das oito faixas foram compostas pelo pianista, abrangendo seus 51 anos de carreira e homenageando alguns de seus ex-companheiros. O grupo atua sem inibição, o que resulta, frequentemente, em faixas em torno de 10 minutos. Nenhum momento é desperdiçado.

Mabern deve ser melhor conhecido como um instrumentista de apoio, a partir dos seus trabalhos com Lee Morgan, Betty Carter e seu aluno, que se transformou em líder, Eric Alexander. Até agora, ele sempre tocou com autoridade, o que o colocou na vanguarda da música. Mesmo se mantendo por trás dos instrumentos de sopro em um balanço em 6/8 de “Mr. Johnson”, ele soa deliciosamente em seus próprios termos. Sua rápida e furiosa “The Beehive”, que ele apresentou com Morgan, ainda soa complexa e agressiva. Por outro lado, as baladas “It’s Magic” e “Lover Man” revelam que ele foi apenas um adepto na projeção de um lado mais delicado sem perder qualquer credibilidade. O balanço boogaloo de “Rakin’ and Scrapin (NT: Ralando e Descascando, em tradução livre) ’” (duas coisas que o pai de Mabern fez para comprar um piano para seu filho) parece como a melhor forma para encerrar o trabalho: jubiloso e badalado com uma dose pesada de blues. A capa do CD retrata Mabern refletindo e sorrindo filosoficamente com sua mão no ar.

Faixas : Mr. Johnson; The Iron Man; Lover Man; The Lyrical Cole-Man; Edward Lee; It's Magic; The Beehive; Rakin' and Scrapin'.

Músicos: Harold Mabern: piano; Eric Alexander: saxofone tenor

Nota: Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, um dos 30 melhores lançados em 2020.

Fonte: MIKE SHANLEY(JazzTimes)

 

Nenhum comentário: