playlist Music

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

JOEL ROSS - WHO ARE YOU? (Blue Note)

Em seu álbum de estreia “Kingmaker”, o vibrafonista Joel Ross dedicou a faixa título à sua mãe e a diversos outros diferentes membros de sua família. O então artista em ascensão com 24 anos, mencionou suas raízes familiares e musicais através de uma esperta síntese em harmonia lenta e taciturna da melodia contemporânea do jazz. Agora uma força estabelecida, Ross usa seu segundo álbum menos como uma demonstração de identidade pessoal e mais como uma série de experimentos no qual ele quer que sua música siga. Ele está perguntando quem é líder, compositor e instrumentista.

Embora Ross lidere a gravação sozinho nos primeiros compassos similares a uma música de ninar em “Dream”, sua banda Good Vibes não verdadeiramente descontinua o movimento para o resto do programa. A música pulsa naturalmente com a seção rítmica em contínua frase musical repetida, sempre empurrando a música para frente e para cima, mesmo durante os solos, tais como “Home” de Ross. Como ele esguincha uma bateria de cores metálicas através do ar, o baterista Jeremy Dutton constantemente varia seus preenchimentos para combinar a intensidade e as baixas nas baquetas. O baixista Kanoa Mendenhall mantém o tempo animado, enquanto o pianista Jeremy Corren cria uma fundação elástica, mas tensa, na qual Ross movimenta-se para a frente. No momento, Immanuel Wilkins junta-se à melodia no sax, você poderia ser perdoado ao pensar que todos os cinco músicos estivessem improvisando a coisa inteira.

Parte desta relaxada, ainda que intricada configuração, que vem da mistura, enfatiza todos os instrumentistas igualmente. Ainda que Ross, Wilkins, e outros, certamente, assumem solos, eles são frequentemente subestimados. Ouvir como o solo de Ross em “Waiting on a Solemn Reminiscence” sutilmente se desenvolve a partir do grupo , às vezes, soa mais como competição com os afiados ataques das baquetas de Dutton.

Em “Who Are You?”, Joel Ross questiona todos aqueles que praticam ”música social” conforme Miles Davis a chamava, que significa praticar tal música agora, e como pode vir a ser uma força mais democrática.

Faixas:

1. Dream

2. Calling

3. Home

4. More?

5. After The Rain

6. Vartha

7. Marsheland

8. Waiting On A Solemn Reminiscence

9. King’s Loop

10. The Nurturer

11. Gato’s Gift

12. When My Head is Cold

13. Harmonee

14. Such Is Life

15. 3-1-2

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=Vf1mdg-7BAs

 Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes) 

Nenhum comentário: