playlist Music

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

JOHN PATITUCCI – SOUL OF THE BASS (Three Faces)

Entre todas as ações manhosas e caprichosas do famoso quarteto de Wayne Shorter, você deve ser tentado a dizer que o baixo de John Patitucci serve como lastro. É uma construção lógica: baixista firme, banda liberada. Porém, realmente, é outro caminho ao redor. É precisamente o conforto de Patitucci no ponto culminante que permite ao resto do quarteto—sua principal companhia durante as duas décadas passadas —voar livremente.

“Soul Of The Bass” é uma gravação solo de baixo, com umas poucas exceções, mas os principais ativos são os mesmos: o alcance do movimento sem esforço de Patitucci e sua capacidade para criar um sentimento de coerência sem reforço interno de qualquer limite.

Em sua atuação como líder, em seus discos iniciais, Patitucci executou uma largamente origem na fusion, tipicamente no baixo elétrico, frequentemente compondo suas próprias músicas. A despeito da estética, agora datada, foi surpreendentemente, um material convincente, atraído pelo toque Afro-Latino, Romantismo e influências post-bop. Então, em 1992, ele, abruptamente, faz outro caminho com “Heart Of The Bass”, apresentando um concerto orquestral e um quarteto de cordas tocando suítes de Patitucci e peças curtas com graça indeterminada.

Alguns 28 anos depois, ele lança “Soul Of The Bass”, o álbum que não é a imagem completa no espelho do seu predecessor. Parece mais pessoal e, finalmente, mais cativante. Alguns dos mais memoráveis momentos de “Soul” aparece com apenas Patitucci no baixo, tocando uma cativante melodia arpejada na faixa título ou usando um arco para explorar o completo leque tonal do instrumento em “Mystery Of The Soul”. E sua fluência no baixo elétrico é maravilhosa, especialmente uma leitura de “Allemande In D Minor” de Bach com o baixo de seis cordas criando inteiros microclimas da harmonia arejada e melodia borbulhante.

Faixas: Soul Of The Bass; Seeds Of Change; Morning Train (Spiritual); The Call; Mystery Of The Soul; Morocco; Elvin; Earth Tones; Seeds Of Change Reprise; Allemande In D Minor: Sarab; Trust; Truth. (37:39)

Músicos: John Patitucci, baixo elétrico com seis cordas, baixo elétrico, baixo elétrico piccolo, baixo; Nate Smith, bateria (4, 9); Greisun, vocal (11); Isabella Patitucci, vocal (11); Sachi Patitucci, cello (13).

Fonte: Giovanni Russonello (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: