playlist Music

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

JOSÉ JAMES - NO BEGINNING NO END 2 (Rainbow Blonde)

José James já foi uma força a ser reconhecida com seu quarto álbum, “No Beginning No End”, em 2013. Para aquela estreia na Blue Note, ele colocou sua bandeira excêntrica, firmemente, no solo fértil do neo-soul, reivindicando o território como parte de um amorfo domínio margeado pelo jazz. Ele viajou para longe desde então, mais recentemente apresentou o valoroso “Lean on Me”, em 2018, e o bem considerado tributo a Bill Withers. “No Beginning No End 2” é menos uma sequência para o álbum anterior do que simplesmente outro testamento ao poder e atração durável do neo-soul. Sutilmente reinando, James mantém a vibração marcada em luzes esmaecidas de um canto à meia-noite, e os arranjos sentem-se secamente minimalistas, mesmo quando uma faixa tem nos créditos oito instrumentistas.

Não é ele que quebra a transpiração. “You Know What It Do” é um hino seguro e fogoso no salão de danças com suporte vocal flexível da cantora pop japonesa Rihwa. “Feels So Good” é um número disco provocativo, apresentando a cantora soul, , ascendente,  Cecily de Washington, D.C.  Um sinal seguro de esclarecida implementação de artistas convidados por James, apenas alerta que toda colaboração requer outra rodada. O álbum inicia com deliciosa excitação gerada por sua entonação sobrenatural e o calor incandescente de Ledisi em “I Need Your Love”, que também apresenta alguma entonação média do trompete suave do trabalho de Christian Scott aTunde Adjuah. James sintoniza seu Prince interior em “Turn Me Up”, um pecaminoso número funk curto com Aloe Blacc, empoderado pelo guitarrista Marcus Machado, pelo baixista Ben Williams e pelo baterista Jamire Williams. Porém, é seu dueto à la domingo pela manhã com Lizz Wright na embebida pelo gospel, “Take Me Home”, que deixa a melhor impressão.

O único passo em falso do álbum é “Just the Way You Are” de Billy Joel. Mesmo estabelecendo uma batida penetrante, a canção é irremediavelmente sentimental, um sabor de banha que James não necessita em sua soul kitchen.

Faixas

1 I Need Your Love 4:19

2 You Know What It Do 3:07

3 Feels so Good 3:49

4 Turn Me Up 3:53

5 Just the Way You Are 5:32

6 Baby Don't Cry 5:39

7 Nobody Knows My Name 2:55

8 Take Me Home 4:11

9 I Found a Love 3:44

10 Saint James 4:14

11 Miss Me When I'm Gone 3:37

12 Oracle (高尾山) 5:58

 Fonte: ANDREW GILBERT (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: