playlist Music

sábado, 23 de janeiro de 2021

MIKE LeDONNE - PARTNERS IN TIME (Savant)

Se você é afortunado o bastante para ter o baixista Christian McBride—um dos líderes superiores de grupo no jazz—tocando em álbum de trio de piano, seria insensato dá-lhe restrições firmes. No álbum em estúdio, “Partners In Time”, o mago dos teclados Mike LeDonne sabiamente deixa McBride fazer isto para ele, e recruta outro instrumentista de elite, o baterista Lewis Nash, para uma sessão excelente que exibe uma interação simpática entre os três titãs. Os resultados são levemente soltos, ainda que focados e qualificados. Estes músicos colaboraram antes, mas eles nunca tinham se reunido para fazer um disco de trio antes.

LeDonne—que é reverenciado em Nova York por seu trabalho no órgão no seu Groover Quartet—brilha neste trablho, apresentando suas linhas incandescentes, que combinam com a intensidade feérica do seu trabalho no Hammond B-3.

Uma fileira de “posições nos ombros dos gigantes” executa-se através do programa, graças a várias formas de tributos. Solos de baixo de McBride em cinco das oito músicas, incluindo “Lined With A Groove” composta para um dos seus herois: o ícone do baixo, Ray Brown (1926–2002). A composição de LeDonne, “Saud” (uma das três composições inéditas aqui) oferece humores, que passam do majestoso ao muscular, ambas se apropriam de uma canção composta em honra ao pianista McCoy Tyner (vulgo Sulaimon Saud).

LeDonne homanageia outras influências dos seus chefes, Cedar Walton (1934–2013), com uma versão suingante de “N.P.S.” do pianista. Uma sombra da história está presente aqui: Walton incluiu “N.P.S.” em seu álbum de 2001, “The Promise Land”. Este disco foi gravado no Van Gelder Studio em Englewood Cliffs, New Jersey, que é onde LeDonne gravou “Partners In Time”. Nas notas do disco para o álbum, o líder afirma que uma das razões pela qual ele quis realizar esta sessão é que houve uma oportunidade para tocar o piano Steinway B, que foi usado em muitos grandes álbuns.

O programa conclui com a aquecida “Bopsolete”, para a qual LeDonne deu um título, intencionalmente, irônico. A música é temperada com um trabalho de arco, deliciosamnente frenético, de McBride. Embora haja multitudes de potentes acompanhamentos improvisados, intervalos e solos neste programa de gravações, principalmente, de alto nível, “Partners In Time” é mais que meramente uma sessão explosiva. Com criativas interpretações de standards, tais como uma leitura astuta de “My Funny Valentine”, LeDonne, McBride e Nash ilustram que o bop e seus relatados dialetos estão longes de serem obsoletos.

Faixas

1 Lined With A Groove 06:02

2 My Funny Valentine 06.32

3 Saud 08:30

4 Lament 06:43

5 Recovery Blues 07:28

6 Here's That Rainy Day 04:33

7 N.P.S. 07:36

8 Bopsolete 05:48

 Músicos: Mike LeDonne (piano); Christian McBride (baixo acústico); Lewis Nash (bateria).

Fonte: Bobby Reed (DownBeat)

 

Nenhum comentário: