playlist Music

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

RALPH MOORE – THREE SCORE (WJ3)

“Three Score” marca o retorno do saxofonista tenor Ralph Moore com uma gravação em estúdio, como líder, pela primeira vez em anos. Durante este hiato, Moore atuou como membro da banda do The Tonight Show por 15 anos e excursionou ao redor dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Evocativa das “sessões de sopro” dos anos 1950 e 60, o quarteto de Moore providencia, vividamente, sempre um acompanhamento para frente. As quatro inéditas do líder e três do pianista Eric Reed estão ajustando os veículos para apresentações individuais do grupo. A faixa título do álbum, um dos destaques da sessão, começa com um solo do baixo de Gerald Cannon, um quarteto permitindo uma valsa de Moore para envolver uma interação rítmica dinâmica. Durante seu solo, o líder entremeia um desenvolvimento melódico atrativo com longas linhas baseadas no bop, enquanto o baterista Willie Jones III produz um sentimento rodopiante.

Apresentando uma quantidade maior de diversidade rítmica, a segunda metade do álbum encontra o quarteto demonstrando uma ampla fileira das suas habilidades. “Una Mujer Muy Elegante” demonstra uma abordagem mais suave que as faixas anteriores, abrindo com uma introdução ao piano de Reed, e Moore entrando com a brilhante e jubilosa melodia da bossa nova. “Blues Alliance”, do líder, explora outros sentimentos, em adição às providências harmônicas em um ambiente mais aberto, reminiscente das performances do post-bop de 1960. Todos os quatro membros da banda, cada um com uma atmosfera contrastante: Moore sobre um balanço, em oitava, com um toque latino, Reed sobre um suingue firme, Cannon com esparso complemento e, finalmente, Jones intercambia com Moore e Reed.

Embora algumas das performances em “Three Score” pareça um pouco restrita, a conversação aberta exibe a banda em seu melhor.

Faixas: Another Time; Donny; Reflections; Three Score; 623 C Street; Una Mujer Muy Elegante; Blues Alliance; Carol. (43:32)

Músicos: Ralph Moore, saxofone tenor; Eric Reed, piano; Gerald Cannon, baixo; Willie Jones III, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=jJFshLEHb70

Fonte:  Jonathan Gómez (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: