playlist Music

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

BÉLA FLECK AND TOUMANI DIABATÉ – THE RIPPLE EFFECT (Craft)

Por décadas atrás, Béla Fleck fixa-se na África para explorar as raízes do banjo e experimentar o que mais tarde chamou “uma configuração contínua de intensidade, interações musicais poderosas e prazerosas”. Porém, quando passando através de Bamako, Mali, um músico que ele buscou, provou ser ardiloso: Toumani Diabaté, mestre do kora, um ancestral do banjo, que tem 21 cordas.

“[Diabaté] foi uma das poucas pessoas que não estava disponível quando eu estava lá ”. Fleck escreveu nas notas para o disco “Throw Down Your Heart: The Complete Africa Sessions”, um abrangente trabalho, de 2020, da música resultante da viagem. “Nós não tínhamos tido nenhuma oportunidade para desenvolver a promissora harmonia musical, que iniciou no Winnipeg Folk Festival em 2008”.

Após um documentário sobre a viagem de Fleck, “Throw Down Your Heart”, foi lançado este ano e ele embarcou em duas excursões com músicos africanos, os dois músicos reuniram-se e tocou uma série de encontros como duo em 2009. As gravações desta excursão foram assentadas em uma prateleira por   11 anos, mas agora lançadas em “The Ripple Effect”, disponível como um LP duplo autônomo e como o terceiro disco na “The Complete Africa Sessions”.          

“The Ripple Effect” é tranquilo e melódico. Livre do regozijo de vocalistas ou do ruído de djembes ouvidos em qualquer lugar na embalagem do trabalho, vem através de um poderoso jeito entre dois virtuosos. Em joias como “Nashville”, “Snug Harbor” e “Kauonding Sissoko”, Fleck lança-se dentro de um solo suavemente vivo e Diabaté modera seus jorros com um arabesco encaracolado.

Porque Fleck e Diabaté nunca se exibiram ou tocaram juntos, “The Ripple Effect” mostra através de sua hora de duração. No encerramento, uma brincadeira humorada através do standard “Dueling Banjos” do Deliverance, os dois maestros provam que seus instrumentos—um inseparável de Appalachia, o outro da África Ocidental — não são tão diferentes entre si.

Faixas: Bamako; Nashville; Snug Harbor; Elyne Road; Matitu/Buribalal; Manchester; Throw Down Your Heart; Kauonding Sissoko; Katmandu; Dueling Banjos.

Músicos: Bela Fleck: banjo; Toumani Diabate: kora.

Fonte: MORGAN ENOS (JazzTimes)

 


Nenhum comentário: