playlist Music

domingo, 28 de fevereiro de 2021

ERIC ALEXANDER – ERIC ALEXANDER WITH STRINGS (HighNote)

Quando você examina a lista de músicas de “Eric Alexander With Strings” e dá conta de “Lonely Woman” e “The Thrill Is Gone”, você naturalmente pensa em Ornette Coleman e B.B. King. Porém, o saxofonista tenor está, atualmente, interpretando, respectivamente, uma das mais obscuras composições do clássico de Horace Silver, “Song for My Father”, e uma desolação angelical do catálogo de Chet Baker.

Alexander busca ajustar as expectativas do mesmo jeito em um nível macro com este lançamento, homenageando a forma, exceto sutilmente subvertendo o conteúdo de um programa standard “sax com cordas”. Arranjos orquestrais de Dave Rivello, inevitavelmente, reserva e ondula a mistura, mas sempre que eles ameaçam vir a ser alguma mais que um matizado tonal, um fraseado incisivo a partir de Alexander ou do pianista David Hazeltine no fundo. O núcleo do quarteto, que também inclui o baterista Joe Farnsworth e o baixista John Webber, tocou juntos centenas se não milhares de vezes. Elimine as cordas e você ainda terá satisfação, embora mais escassa, com o álbum.

Entregando-se, atipicamente, a baladas em vez de seu usual e deslumbrante padrão hard-bop, o próprio Alexander compôs a canção que prospera mais naturalmente com a orquestra, a abertura do álbum, “Gently”. Duas das outras músicas são tomadas da exploração do repertório de Henry Mancini por parte de Sarah Vaughan em 1965. “Dreamsville” possibilita a Alexander marinar, à la Ben Webster, em saborosa entonação, enquanto “Slow Hot Wind” quebra dentro de um balanço de jazz latino. Em conjunto com um solo no meio da canção e uma coda em “Some Other Time” de Leonard Bernstein, é onde Alexander toma mais liberdades com a fórmula de sax com cordas.

In 2019, Alexander lançou, indiscutivelmente, o mais aventuroso álbum da sua carreira, “Leap of Faith”, um trio sem corda com uma seção rítmica formada por Johnathan Blake e Doug Weiss. O material para With Strings (NT: com cordas) foi feita em quatro sessões entre 2011 e 2013 e parece bem assentada para ser um contrabalanço através do classicismo. Felizmente, Alexander tem bastante estofo e discernimento para impulsionar o trabalho aqui, se não quebra o molde.

Faixas

1 Gently 6:33                    

2 Dreamsville 5:08                          

3 Some Other Time 5:34                              

4 Lonely Woman 6:58                   

5 Slow, Hot Wind 6:20                  

6 The Thrill Is Gone 5:53

Digital Booklet: Eric Alexander with Strings apenas no álbum

Fonte: BRITT ROBSON (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: