playlist Music

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

JORGE ROEDER - EL SUELO MÍO (Self-produced)

O título deste álbum solo é ardiloso. Traduzido mais claramente como “minha terra”, explicitamente refere-se a raízes peruanas de Jorge Roeder. Porém, sugere muitas outras coisas também: experiências de imigrantes na América, o lugar do músico em diferentes domínios estilísticos, uma posição do baixista em classes sonoras gerais. É um exemplo de como uma noção simples pode ir bem além da sua linguagem básica.

Iniciando com a absorvente faixa título, que toma seu nome e frase introdutória em “Bello Durmiente” da cantora e compositora peruana Chabuca Granda, imediatemente, estabelece para si uma força tecnicamente expressiva do seu instrumento. “Chabuca Limeña”, do compositor espanhol Manuel Alejandro, um tributo para Granda; “Solo Juntos” o aceno do baixista para ritmos dançantes andinos para a música Huayno (NT: dança folclórica andina) e “El Plebeyo” uma composição clássica da pena de Felipe Pinglo Alva, segue em sucessão e adiciona a foto de Roeder como um farol para sua cultura.

Mais adiante na estrada, seguindo a energética “Bounce” e uma construtora de pontes, “I’ll Remember April”, abrangendo a América do Sul e do Norte, Roeder oferece tributos a influenciadores e colegas. “Thing-Things”, derivada de “What Is This Thing Called Love?” homenageia piano estrelas guias do piano como Lennie Tristano, Bill Evans, Keith Jarrett e Gonzalo Rubalcaba. A emotiva “Patrona” e a travessura enraizada de “Santa Rosita” faz uma dedicação emparelhada ao guitarrista Julian Lage. Uma espiritualmente pesada, “Rambler”, combinada com uma tomada no arco em “Lonely Woman” de Ornette Coleman toma emprestada a sabedoria do baixista Charlie Haden. “Silêncio de um Minuto” do compositor brasileiro Noel Rosa melodicamente conduzida e o encerramento do álbum com a composição de Roeder, “Les Lapins”, trabalho referência e história pessoal com a banda Avantrio e o baterista Ziv Ravitz, respectivamente. “El Suelo Mío” é terra fértil construída com imaginação e cuidado.

Faixas: El Suelo Mío; Chabuca Limeña; Solo Juntos; El Plebeyo; Bounce; I’ll Remember April; Thing Thing; Patrona; Santa Rosita; Rambler; Lonely Woman; Silencio De Um Minuto; Les Lapins.

Fonte: DAN BILAWSKY (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: