playlist Music

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

MARILYN CRISPELL - DREAM LIBRETTO (Leo)

No novo álbum de Marilyn Crispell, os músicos moldaram um domínio sonoro temporário do inconsciente, e atravessaram através dele com dedicação e curiosidade. A primeira metade de “Dream Libretto” tem cinco peças de Memoria, a suíte de Crispell para reflexões pessoais sobre perda. Seus apaixonados parentes da Segunda Guerra Mundial existem em conjunto com falecidos da família e amigos de anos recentes, neste espaço temporário que Tanya Kalmanovitch (violino) e Richard Teitelbaum (eletrônica) criam ao lado da líder. Esta é uma realidade, sonoramente, rica e texturada com a vasta e nuançada eletrônica de Teitelbaum. Sinos calorosos floridos dentro de linhas do violino desvanecidas e entalhadas, densas camadas de sons distorcidos, ecoando formações do piano, que reverberam em nuances. As narrativas dentro das peças são fios, surpreendentemente, não lineares, desdobrando suavemente a oferta inexplicável de giros ou desvanecendo dentro da escuridão. Tais são as dissonâncias afiadas do arco do violino de Kalmanovitch contra os toques dos timbres reluzentes de Crispell na “Part III” de Memoria.

A segunda metade de “Dream Libretto” consiste em sete pequenas vinhetas improvisadas em duo de piano-violino. Aqui, Kalmanovitch e Crispell respondem à riqueza de sonhos pesarosos desdobrada antes com uma calma diversão, explorando sussurros, silencios e quietude. Os dois impulsionam um ao outro criando muitos momentos melódicos que formam cada peça, como a linha curiosa de “Unburying The Silences”, que insiste e repete a busca de resolução, e o contraponto arrebatador, que se desdobra através de “Where Water Moves”.

Faixas: Memoria (Parts I-V); Climb To A Whisper; Unburying The Silences; Dark Reflection; Where Water Moves; Stones Remain Still; Walked Through To Sleep; Stars Visible And Invisible. (47:51)

Músicos: Marilyn Crispell, piano; Tanya Kalmanovitch, violino; Richard Teitelbaum, eletrônica (1-5).

Fonte: Tamar Sella (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: