playlist Music

domingo, 7 de fevereiro de 2021

NICHOLAS PAYTON - RELAXIN' WITH NICK (Smoke Sessions Records)

Este encontro do trio filtrando os companheiros de diferentes origens —o baixista Peter Washington, o baterista Kenny Washington e Nicholas Payton—é um pouco enganoso. Neste trabalho, Payton é um quarteto em si mesmo, navegando com seu trompete, enquanto tocando um elegante piano/Fender Rhodes, eletrônica e usando ocasional vocal rap, e nós não necessitamos discutir a favor ou contra. Dado tudo isto, “Relaxin' with Nick” lança novas cores no trabalho casual do trio, e o que mais se esperaria de um grupo à frente de um pensador como Payton?

Como ele também provou com seu jogo, definindo gravações tais como “Afro-Caribbean Mixtape (Paytone Records)”, de 2017, “Dear Louis (Verve/Universal, 2001” e “Gumbo Nouveau (Verve/Polygram, 1995)”, Payton pode invocar o jazz, então e agora no comando, e não soa amarrado ou suingante também. Os Washington estão no topo do jogo, e eles têm que estar, conforme Payton engrena a partir da faixa título suave e blueseira para o funk, mais impulsionados pelas modulações do Fender e passagens rodopiantes do tempo da comovente "Stablemates" de Benny Golson (que apenas resume todo o jazz para oferecer neste impetuoso trabalho no Smoke Jazz & Supper Club em Nova York) e "Eight", sua música suave de “Numbers (Paytone Records)” de 2014.

Encontrado originalmente no sobrenatural “Afro-Caribbean Mixtape (CD Baby, 2017)” de Payton, uma amostra do mestre do trompete cubano, Manuel "Guajiro" Mirabal, impulsiona a rotação de cha-cha. "Jazz Is a Four Letter Word" não apenas apresenta outra amostra vocal, este é o momento Max Roach, mas o destaque do talento do piano de Payton, devido a sua linhagem clássica abrangendo a clareza de Ahmad Jamal, empresta estímulo e a delicadeza habilidosa de Wynton Kelly (além de tocar um trompete caloroso).

Gravado em 30 e 31 de Maio e em 1º de Junho de 2019, “Relaxin' with Nick” captura todo o relaxamento de, não apenas, três mestres do jazz no pequeno palco do Smoke, mas a silenciosa, ainda que dinâmica antecipação de todos no ambiente, imaginando onde eles irão a partir da estilisticamente saltitante    "1983", revelando-se em "I Hear A Rhapsody" até a generosa e bop, que requer toda a ajuda possível, no turbilhão de "Five". Daremos uma última mensagem para Kenny e Peter Washington, dois mestres em seus próprios termos, que dão a si inteireza para a verdadeiramente intrigante viagem de Payton.

Faixas: Disco 1: Relaxin' with Nick; C; El Guajiro; Stablemates; Eight; Jazz is a Four-Letter Word; Otello; Tea For Two. Disco 2: 1983; F (for Alex Foley); A; I Hear A Rhapsody; Five; When I Fall in Love; Praalude.

Músicos: Nicholas Payton: trompete, piano, eletrônica, vocais; Kenny Washington: bateria; Peter Washington: baixo.

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: