playlist Music

domingo, 7 de março de 2021

AHMAD JAMAL – BALLADES (Jazzbook Records)

Aos 89 anos, Ahmad Jamal permanece um mestre do espaço, tempo, abertura e da poética. Nada mais a adicionar, no entanto, sempre explora uma canção para todos seus ricos sabores. Jamal é um artista cujo trabalho fala com um direto e cativante impulso. Seu trio clássico, inicial, vem a ser um modelo no gênero, inspirando Miles Davis e muito outros, em seus dias finais, uma mistura de percussão, que remonta a transportar elegância e alguma altivez do DNA deles. Agora, mostrando-nos que ele, ainda, tem uma surpresa, ou duas, guardadas em sua manga, Jamal deixa, então, os confortos destes formatos solos anteriores (majoritariamente) para “Ballades”.

Sete das dez faixas, que constituem este álbum, encontram Jamal em performance solo. Seu cartão de visita—improviso de amarras, linhas dançantes, contenção inteligente, maestria todo o tempo, visões orquestrais, um toque de Midas—tudo toca uma parte da produção. Inéditas como "Because I Love You", com o vai e vem dos ostinatos da mão esquerda iluminando o caminho, e "Whisperings", com encantos sedutores e de correrias, marca Jamal como um homem completamente confortável em sua pele. Assim, também, faz em "Poinciana", uma reflexão das glórias do passado no presente. Um sucesso para o pianista 60 anos atrás, impulsiona a lembrança da batida famosa da bateria de Vernell Fournier e o encorajador baixo de Israel Crosby, onde ele reformula, aqui, tanto mais um devaneio e vislumbres em cascata dentro do romance.

Beleza e certeza artística abundam em outros espaços para solo, uma viagem paciente através de "Land Of Dreams", que faz jus ao nome, uma "Emily" com curiosos apartes e tempo maleável, porém Jamal também salva algum toque controlado para os três duos, que encontra com seu antigo baixista, James Cammack. Reprisando "Marseille" com Cammack e usando-a como abertura, prova-se a lógica apropriada como toda esta música foi gravada nas mesmas sessões que produziu o lançamento de Jamal¸ do mesmo nome, em 2017. "So Rare" é apenas um animado destaque de exibição aparente com intercâmbios telepáticos e pura confiança. E as leves graças e ressonância refrescante de "Spring Is Here" de Rodgers & Hart, mesclada com "Your Story" de Bill Evans, é feita com um agradável brilho. É tentador sugerir que Jamal é como um vinho fino, quanto mais velho melhor, mas que deve injuriar o saboroso buquê, que é como já estivesse lá há décadas. Melhor simplificar e dizer que ele permanece um tesouro capaz de agitar paixões sem força ou ambições forçadas.

Faixas: Marseille; Because I Love You; I Should Care; Poinciana; Land Of Dreams; What's New; So Rare; Whisperings; Spring Is Here/Your Story; Emily.

Músicos: Ahmad Jamal: piano; James Cammack: baixo (1, 7, 9).

Fonte: Dan Bilawsky (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: