playlist Music

sábado, 27 de março de 2021

ALAN BRAUFMAN - THE FIRE STILL BURNS (Valley Of Search)

A era do jazz loft está pronta em “The Fire Still Burns” do saxofonista Alan Braufman, um álbum que aproveita energia incontida e improvisação áspera para elaborar um trabalho que seja acessível e lírico, ainda que incorpore um caráter do free-jazz dos anos 70. Nos anos entre esta oferta e “Valley Of Search” de 1975—o saxofonista apenas lidera outro trabalho—Braufman mergulhou em outros gêneros, excursionando com Carla Bley em The Psychedelic Furs e Philip Glass. Seu léxico musical sem limites é evidente aqui, também, suingante das delicadas linhas bop às frenéticas improvisações free.

Em “Sunrise”, a melodia romântica do pianista Cooper-Moore pinta uma arrebatadora abertura dos instrumentos de sopro excitantes de Braufman e James Brandon Lewis. Como em Valley Of Search, Braufman, habil e metodicamente, abre a pista para seus companheiros de banda, cujo virtuosismo e perspectivas adicionais diversas elevam suas composições e agrega ricos elementos para improvisações desinibidas. A bateria dramática de Andrew Drury, com alta octanagem, coloca ataques encrespados de Cooper-Moore em frente e ao centro de “No Floor No Ceiling”. Porém, o quinteto retira mais domínios acessíveis no fim da gravação, o blues lânguido de Drury assentando a fundação para Braufman e a chamada sentimental de Lewis e resposta em “Alone Again” e na faixa título.

Faixas: Sunrise; Morning Bazaar; No Floor No Ceiling; Home; Creation; Alone Again; The Fire Still Burns; City Nights. (35:58)

Músicos: Alan Braufman, saxofone alto, flauta; Cooper-Moore, piano; James Brandon Lewis, saxofone tenor; Ken Filiano, baixo; Andrew Drury, bateria; Michael Wimberly, percussão (2, 8).

Fonte: Ivana Ng (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: